repórter

repórter

Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Ocupação da Funasa entra no segundo dia em Altamira


Índios de duas etnias ocupam a sede do distrito de saúde indígena da Funasa, em Altamira, na região do Xingu. Eles protestam contra as péssimas condições do atendimento de saúde na região. A ocupação entra no terceiro dia, neste sabado  (19). Ao todo, mais de 40 indígenas participam do protesto e, segundo as lideranças, outros ainda estão se deslocando até o local. Os funcionários foram dispensados e a sede está fechada.





A ocupação começou no início da manhã da quinta-feira (17). Cerca de quarenta índios das etnias Xicrin e Parakanã estão dentro da sede administrativa do órgão de saúde. Eles denunciam a falta de medicamentos, profissionais de saúde e das péssimas condições de atendimento na Casa de Saúde Indígena. O local está sucateado. Não há banheiros para servir os pacientes e os índios dizem que a casa, que tem capacidade para atender 30 pacientes, está superlotada, com mais de 200. A casa recebe índios de 25 aldeias da região do Xingu.


Os manifestantes querem ainda o direito de escolher o administrador do órgão de saúde. Eles dizem que só desocupam o prédio se o novo diretor, escolhido por eles, for empossado e prometem aumentar a ocupação. Outros índios já estariam seguindo de ônibus até o local de ônibus para reforçar a ocupação. A ideia é reunir pelo menos 100 índios na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário