repórter

repórter

Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Doze municípios são atingidos pelas chuvas no Pará

 
Há aproximadamente dois meses as regiões sudeste, sudoeste e do Baixo Amazonas têm sido castigadas por enchentes e enxurradas por decorrência do alto volume de chuvas nas respectivas regiões do Estado , onde 12 municípios foram atingidos. Desses, seis decretaram Situação de Emergência e seis estão em alerta.

Em Marabá, o nível do rio já ultrapassou o limite de 10 metros, chegando a 12 no mês de março; atualmente está marcando 11,5m. No município de Tucuruí, o nível chegou a 11 metros, também ultrapassando a cota de alerta, porém, agora está medindo 9.6 m, enquanto em Altamira ele diminuiu de 8.26 m para 7.18.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em conjunto com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, disponibilizam abrigos para as famílias desabrigadas de Altamira, Marabá, Tucuruí, Parauapebas e Santana do Araguaia. Ao todo, são contabilizados mais de cinco mil pessoas atingidas pelas enchentes no Estado.

Os Municípios de São Geraldo do Araguaia e Santana do Araguaia foram atingidos por enxurradas. Em Santana do Araguaia, foi declarada Situação de Emergência pelo poder público municipal, enquanto a Defesa Civil local está dando resposta com apoio logístico a 125 famílias atingidas. Marabá é o município mais afetado pelo desastre, com 1.970 pessoas desabrigadas e com mais de 422 famílias desalojadas.

Os militares do Corpo de Bombeiros estão trabalhando no apoio aos 16 abrigos instalados para atender à população. Comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá e Coordenador da 2ª Regional de Defesa Civil de Marabá (Redec), Major Cantuária, informou que foram cadastradas 481 famílias, alocadas em 16 abrigos, contabilizando 2.032 pessoas desabrigadas.

As ações do Corpo de Bombeiros concentram-se principalmente em remanejar as famílias das áreas de risco, conduzir aos abrigos provisórios, cadastrar, e dar suporte logístico de alimentação, água potável, e acomodação às famílias.

Altamira encontra-se em estado de alerta com 72 famílias desabrigadas este ano por conta de enchente, ao contrário de 2009, onde uma enxurrada deixou mais de mil pessoas atingidas pelo rompimento de vários açudes em torno da cidade. A Defesa Civil local já toma providências remanejando os desabrigados para o abrigo montado no Parque de Exposição, onde são prestados suporte logístico para acomodação e alimento, além de assistência médica e odontológica.

Bombeiros do 2º Grupamento Militar de Castanhal foram enviados para vistoriar os Municípios de Mãe do Rio, Dom Elizeu, Ourém e Aveiro. Em Ourém o desastre foi causado por erosão fluvial. A Defesa Civil Estadual enfatiza que todas as providências estão sendo tomadas para que as famílias sejam atendidas de forma rápida e eficiente até que todas possam retornar às suas residências quando os municípios voltarem à situação de normalidade. (Ascom Corpo de Bombeiros do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário