repórter

repórter

Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2011

Receita Federal fiscaliza movimentações bancárias


A Receita Federal vai iniciar uma fiscalização das movimentações bancárias. O objetivo da ação é alcançar contribuintes que declaram rendimentos muito inferiores aos valores registrados em suas  movimentações bancárias. Contribuintes que não entregam a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física por se declararem 'isentos', mas que apresentam movimentação financeira incompatível com  essa situação também serão fiscalizados pela Receita Federal.

Análise de extratos bancários obtidos por meio lícitos e verificação individual de transferências bancárias são alguns dos procedimentos de auditoria adotados pelo fisco federal. O órgão também vai solicitar ao contribuinte a comprovação da origem dos recursos movimentados em conta bancária.

Por meio destes procedimentos, a Receita Federal identifica, entre outras, a omissão de rendimentos pelas pessoas físicas e a utilização de contas bancárias  de terceiros, fatosa que revelam indícios da prática criminosa de lavagem de dinheiro.

Variação Patrimonial - Contribuintes que aumentaram significativamente seu patrimônio, sem a devida comprovação do recebimento de rendimentos compatíveis com a variação patrimonial apresentada, estão, também, na mira da Receita Federal. Em alguns casos, essa variação incompatível pode representar o uso dos popularmente conhecidos 'laranjas' ou a prática de lavagem de dinheiro.

Estas ações fazem parte de um esforço estratégico que a Receita Federal vem fazendo, nos meses de março e abril, em todo o país para investigar contribuintes que apresentem indícios de irregularidade em suas Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Balanco do IRPF - Até às 15h desta terça-feira (19), o Pará já registrou o recebimento de 199.677 declarações do IRPF/2011, número correspondente a 46% dos 430 mil documentos aguardados até 29 de abril.

Fonte: Receita Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário