repórter

repórter

Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

Campanha de Combate à Febre Aftosa foi lançada hoje no Pará

O governador Simão Jatene fez o lançamento da primeira etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Pará, no Parque de Exposições do Entroncamento, no início da tarde deste sábado (30). A vacinação de um boi e um búfalo pelo governador marcou o início simbólico da campanha 2011, que tem por objetivo tornar todo o Pará uma área livre da febre aftosa e garantir o acesso da carne bovina paraense no mercado internacional.

“O combate à febre aftosa é absolutamente fundamental. E para alcançarmos a erradicação é necessária uma ação coletiva, entre o governo, que incentiva a campanha, e os produtores, que a executam. Acredito que com essa união de esforços teremos um Pará totalmente livre da aftosa e competência para superar os desafios das barreiras sanitárias e exportar para o mercado internacional”, disse o governador na abertura da campanha.

Dados
Atualmente, somente a área I, que compreende 44 municípios do Centro-Sul do estado, é considerada livre da aftosa, com reconhecimento da Organização Internacional de Epizootias (OIE). As áreas II - que corresponde ao Nordeste do Estado - e III, que compreende o Baixo Amazonas e Marajó, têm classificação de médio risco para a doença. O rebanho paraense é o quinto maior do país, com cerca de 18,8 milhões de cabeças, entre bovinos e bubalinos.


A primeira etapa da Campanha de Combate à Febre Aftosa no Pará será realizada de 1º a 31 de maio em todo o estado, com exceção da região do Marajó, que terá pela primeira vez, neste ano, etapa única de vacinação, que vai de 15 de agosto a 30 de setembro. A exceção acontece devido ao fato de que nesta época do ano, os campos da região estão alagados, dificultando o trabalho dos vacinadores.

Redação Online, com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário