repórter

repórter

Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Plantações de maconha são destruídas no interior


Plantações de maconha são destruídas no interior (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Denúncias anônimas ajudaram as Polícias Militar e Civil a destruir duas grandes plantações de maconha existentes na zona rural de Novo Repartimento, sudeste do Pará, neste mês de janeiro. As apreensões ocorreram em um período de menos de 10 dias. Na quinta-feira (26) passada, cerca de 140 quilos da erva foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo sargento Siqueira após os policiais receberam informações de que homem estaria transportando uma grande quantidade de maconha em uma motocicleta no município. O sargento Siqueira imediatamente deslocou a guarnição formada pelos cabos Modesto, C. Santos, Cavalcante, J. Rodrigues, Couto, França e Souza ao local indicado na denúncia.
A guarnição ficou de campana na zona rural, precisamente na estrada vicinal 02 situada às proximidades da localidade de vila Belo Monte. Ali, os policiais aguardaram a passagem do suspeito que foi abordado e revistado. Com ele, foram encontrados em torno de três quilos de maconha no banco do carona da motocicleta que conduzia. Identificado como Francisco das Chagas de Sousa Santos, de apelido "França", ele foi preso em flagrante por transportar substância entorpecente. No momento da prisão, "França" alegou que transportava a droga a mando de Eloir Silva Monteiro, de quem receberia a quantia de R$ 150 para fazer o transporte da droga desde a comunidade do Tuerê até o distrito de Maracajá, na zona rural de Novo Repartimento.
Francisco das Chagas também revelou aos policiais o local onde era cultivada a maconha. Assim, a guarnição deslocou-se até a área onde estava a plantação. Ali, eles apreenderam mais 137 quilos da erva e prenderam em flagrante outro homem, Francisco Almeida da Silva, conhecido como "Chicão", responsável pela plantação.
Aos policiais, Francisco Almeida da Silva alegou que o dono da plantação seria Eloir Silva Monteiro, que está foragido. Ele indicou ainda o local onde a droga pronta para ser vendida estava escondida. Os criminosos foram conduzidos pelo sargento Siqueira até a Delegacia de Novo Repartimento, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Ricardo do Rosário pelos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes e associação ao tráfico de drogas. O flagrante foi lavrado pelo escrivão de Polícia, Iravaldir Sosinho. O delegado Ricardo do Rosário parabenizou os policiais militares pelo excelente trabalho e disse que a ação policial resultou da confiança que a população de Novo Repartimento tem tanto na Polícia Militar quanto na Polícia Civil.
Foi a segunda destruição de pés de maconha apenas em janeiro no município. No último dia 13, policiais civis destruíram em torno de 500 pés de maconha em uma plantação situada na zona rural. A operação foi realizada pela equipe da Superintendência Regional do Lago de Tucuruí e da Delegacia de Novo Repartimento. A operação policial foi planejada após o recebimento de informações sobre a existência de uma  plantação na região. Os policiais deslocaram-se no último dia 11 em direção ao local para tentar localizar e identificar o responsável pelo cultivo da erva. No dia seguinte, após percorrer aproximadamente 130 quilômetros, os agentes chegaram ao sítio Mucuim, no Assentamento Tuerê, onde abordaram a residência de propriedade de João Anísio do Nascimento, mais conhecido como “Mucuim”, de 69 anos. Ele foi preso em flagrante. (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário