repórter

repórter

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Merenda tem pior avaliação no Norte e Nordeste

As populações do Norte e Nordeste são as que têm a pior avaliação sobre a qualidade da merenda oferecida nas escolas brasileiras. Enquanto na média nacional 59,5% acham que a qualidade dos alimentos servidos é boa, nessas duas regiões a maior parte avalia o serviço como regular: 39,7% no Norte e 47% no Nordeste.
Os números foram apresentados hoje (28) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de 2.773 entrevistas realizadas em novembro. O objetivo foi captar a opinião da população sobre políticas e serviços públicos na área da educação. Menos de 43% acreditam que o impacto de programas de alimentação escolar sobre o desempenho dos alunos é bom ou muito bom e 17% acham que é ruim.
No Sul e no Centro-Oeste, mais de 70% dos entrevistados disseram que a qualidade dos alimentos oferecidos é boa. Sobre a quantidade dos alimentos, mais uma vez a pior avaliação foi feita pelos nortistas e nordestinos: 52,6% e 53,6%, respectivamente, consideraram “pouca” ou “muito pouca” a quantidade de comida ofertada. No Sul do país, esse percentual é inferior a 15%. Na média nacional, a maioria (67%) avalia como suficiente a quantidade servida nas escolas.
A oferta de merenda nas escolas é responsabilidade dos estados e municípios, com apoio do governo federal. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação, repasse atualmente R$ 0,30 por aluno ao dia para custeio desse serviço. O restante deve ser complementado pelos governos estaduais e municipais.
O Ipea também avaliou a percepção sobre a distribuição de livros didáticos, ação desconhecida pela maior parte (68%) do público. Entre os quesitos conservação, conteúdo, quantidade e qualidade dos exemplares, a avaliação mais baixa foi em relação ao primeiro item: 49% consideram o estado de conservação dos livros ruim ou regular. As obras distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do MEC, são repostas após três anos de uso.
O Ipea também aponta o desconhecimento da sociedade em relação aos conselhos escolares, cuja função é acompanhar a gestão administrativa, financeira e pedagógica de uma unidade de ensino. Mais de 70% da população desconhecem a existência dessa instância, que deve ser composta por representantes de pais, estudantes, professores, servidores da escola e membros da comunidade local. (Agência Brasil)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pará sai da liderança do trabalho escravo no País

Nos últimos cinco anos, 2.500 pessoas que trabalhavam em condições análogas à escravidão foram libertadas no Pará. É o Estado com o segundo maior número de casos registrados, sendo superado, apenas, pelo Maranhão: 3.920 ocorrências. Em todo o Brasil, foram 17.456 situações de semiescravidão. Os números foram divulgados ontem, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília.O balanço reúne dados das operações feitas entre 2005 e 2010. O Nordeste foi a região mais problemática do País, concentrando quase 50% dos registros, com 8.431 casos, seguido da região Norte, com 3.824 ocorrências. Em último lugar na lista estão Amapá e Espírito Santo, que juntos somaram quatro casos. Segundo as autoridades, muitos reincidem no trabalho escravo após serem resgatados. 'Percebemos que boa parte dos trabalhadores resgatados retorna a esta situação. São pessoas que, normalmente, têm um nível educacional muito baixo e que não têm qualificação profissional e que, por isso, acabam ficando à mercê de exploradores', afirmou o procurador geral do trabalho, Otávio Lopes. Para reduzir essa reincidência, a Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), do MPT, anunciou que iniciará um programa de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho.
O Programa Nacional Emprego Cidadão foi inspirado em um projeto desenvolvido em Mato Grosso desde o início de 2009, que beneficiou 120 trabalhadores a um custo de R$ 300 mil. 'A vulnerabilidade reside na falta de qualificação, na falta de perspectiva de possibilidade de outra forma de trabalho. A idéia é durante a qualificação aproveitar a verba que ele já recebe do seguro desemprego, durante três meses, para que ele seja qualificado', completou o procurador.

Justiça suspende licença parcial para hidrelétrica de Belo Monte


A Justiça Federal no Pará determinou nesta sexta-feira (25) a suspensão imediata da licença de instalação parcial que permitia o início das obras do canteiro da usina hidrelétrica hidrelétrico de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A decisão impede também o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de transferir recursos financeiros à Norte Energia S.A.


O juiz Ronaldo Destêrro, da 9ª Vara da Justiça Federal em Belém, considerou que as condicionantes necessárias segundo o próprio Ibama para o início das obras não foram cumpridas. 'Em lugar de o órgão ambiental conduzir o procedimento, acaba por ser a Nesa que, à vista dos seus interesses, suas necessidades e seu cronograma, tem imposto ao Ibama o modo de condução do licenciamento de Belo Monte', diz o juiz na decisão.


A licença parcial foi concedida em 26 de janeiro. Até então, 29 pré-condições não tinham sido cumpridas, quatro foram realizadas parcialmente e sobre as demais 33 não havia qualquer informação. Entre as pré-condições, tecnicamente chamadas de condicionantes, estão medidas como a recuperação de áreas degradadas, preparo de infraestrutura urbana, iniciativas para garantir a navegabilidade nos rios da região, regularização fundiária de áreas afetadas e programas de apoio a indígenas.


Em 2010, o MPF questionou a Norte Energia sobre o cumprimento das condicionantes. A concessionária pediu ampliação de prazo para dar a resposta, que acabou não apresentando. No dia seguinte à emissão da licença o MPF (Ministério Público Federal) ajuizou a ação contra a medida, denunciando o descumprimento das condicionantes.


'Em todas as etapas do licenciamento o governo federal vem desrespeitando a Constituição e as leis ambientais, com o auxílio do Ibama, que deixou de ser um órgão técnico e agora cede a pressões políticas', denuncia Felício Pontes Jr., um dos procuradores da República autores da ação. 'À medida que o tempo passa, mais estudos demonstram que essa obra não se sustenta nem mesmo do ponto de vista econômico. Seria a obra mais cara do país para pouca energia', diz Pontes Jr.


Migração - Estimativas extra-oficiais às quais os procuradores da República tiveram acesso apontam que o simples anúncio da obra, no ano passado, já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. A atração populacional pode causar um colapso nos já precários sistemas de abastecimento, saneamento, saúde e educação, informa o procurador da República em Altamira Cláudio Terre do Amaral.


O projeto hidrelétrico também motivou o ajuizamento, pelo MPF, de mais outros nove processos, todos por violações à legislação. Em um deles houve sentença transitada em julgado, a favor do MPF. Os outros nove processos aguardam a palavra final da Justiça.


A Eletrobras propõe que a Volta Grande seja irrigada com apenas 4 mil metros cúbicos por segundo. O Ibama diz que deve ser o dobro e que, ainda assim,  haverá o desaparecimento de várias espécies de peixes.


Os peritos do MPF mostraram que nenhum nem outro têm razão. Analisando o volume de água do Xingu na série histórica de 1971 a 2006, comprovaram que as turbinas só geram energia se passarem por elas 14 mil metros cúbicos de água por segundo. Somaram esse volume aos 8 mil metros cúbicos de água por segundo propostos pelo Ibama. Chegaram a 22 mil metros cúbicos de água por segundo.


Nos 35 anos analisados pelo MPF, no entanto, em 70% do tempo o Xingu não foi capaz de atingir esse volume, nem nas épocas de maior cheia. "Os estudos demonstram que não há água suficiente para gerar energia naquela que, se um dia sair do papel, será a obra mais cara do Brasil", ressalta Pontes Jr. 'A sociedade precisa ter a chance de discutir seriamente esse projeto'.


Fonte: Ministério Público Federal

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Justiça Federal do Pará suspende licença da hidrelétrica de Belo Monte

A decisão também impede a transferência de recursos do BNDES para o consórcio Norte Energia, responsável pela obra.




A Justiça Federal no Pará suspendeu a licença para o início das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Na prática nada muda, porque as obras ainda não tinham começado.

A decisão, baseada num parecer do Ministério Público Federal no Pará, também impede a transferência de recursos do BNDES para o consórcio responsável pela construção. O consórcio Norte Energia só vai se manifestar quando for notificado da decisão.

Pará, o quarto Estado mais violento

O Mapa da Violência 2011, relatório divulgado ontem (24), pelo Ministério da Justiça, revela que o Pará ocupa o quarto lugar no ranking dos estados mais violentos do país. Com relação ao crescimento do número de homicídios, o Estado desponta em terceiro lugar, com 273% de aumento em 10 anos avaliados nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
Na análise das Regiões Metropolitanas, os números mostram crescimento nas taxas de homicídios em sete de 10 capitais analisadas. Destas, existem casos de crescimento extremo onde a violência se apresenta de forma muito expressiva nos anos finais da década passada como em Belém e em Curitiba, que evidenciam índices preocupantes de crescimento, quase triplicando os números da violência na década.
O aumento do número de homicídios na Região Metropolitana de Belém foi de 189,3% em 10 anos, colocando Belém como a terceira região metropolitana onde a a violência mais cresceu, atrás apenas de Salvador e Curitiba. Em contraposição a esse crescimento da região metropolitana de Belém, a de São Paulo evidencia fortes e expressivas quedas, seguida também pela do Rio de Janeiro, mas com menor intensidade.
Uma das conclusões da pesquisa é de que a violência é a principal causa de morte entre a população jovem (de 15 a 24 anos). As mortes violentas representam 62,8% das causas de mortes entre os jovens em todo o país. Os homicídios são responsáveis por 39,7% do total de mortes, mais que os acidentes de trânsito (19,3%) e os suicídios (3,9%).
Em todo o Brasil, entre a população jovem, 26,4% das mortes têm causas naturais, enquanto 73,6% são motivadas por causas externas. Entre os não jovens, a proporção é de 90,1% e 9,9%, respectivamente. Entre 1998 e 2008, a taxa de homicídio na população de 15 a 24 anos saltou de 47,7 para 52,9 em 100 mil habitantes (aumento de 10,9%). No mesmo período, a taxa de homicídio na população total (jovem e não jovem) passou de 25,9 para 26,4, um aumento de 1,9%.
“O extermínio da juventude brasileira é o que explica basicamente o incremento que houve nos últimos anos nos homicídios”, comentou o diretor de pesquisa do Instituto Sangari, Julio Jacobo Waiselfisz, que realizou o levantamento.
Itupiranga lidera homicídios no país
O Mapa da Violência mostrou que entre os anos de 1998 e 2008, o número total de homicídios no Brasil registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade passou de 41.950 para 50.113, o que representa um incremento de 17,8%, levemente superior ao incremento populacional do período que, segundo estimativas oficiais, foi de 17,2%.
Na década estudada todas as regiões, com exceção do Sudeste, tiveram crescimento nos índices de homicídio. E em todas elas, o ritmo de crescimento foi significativamente elevado. Neste sentido, destacam-se as regiões Norte e Nordeste, onde vários Estados - Pará, Alagoas, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe - quadruplicaram, ou quase, seu número de homicídios  na década analisada.
A região Norte apresentou 108,1% de aumento, sendo que o Pará apresentou 273% de crescimento em seus quantitativos. Merece também destaque o Maranhão, que a partir de números bem modestos em 1998, apresenta um crescimento de 367% no período de 10 anos.
Um triste dado para o Pará é o destaque de Itupiranga no topo das cidades com o maior número de homicídios por habitantes no Brasil. Com uma população de pouco mais de 42 mil habitantes (dados de 2008), o município tem uma taxa de 160,6 homicídios em cada 100 mil habitantes.
No país, há um número reduzido de municípios que ultrapassa a casa dos 100 homicídios em cada 100 mil habitantes, fato sem comparação no contexto internacional. Entre eles estão outras duas cidades paraenses: Marabá e Goianésia do Pará. Esses municípios mais que quadruplicam a já elevada média nacional de 26,4 homicídios em 100 mil habitantes.
Mas, se esses índices já são muito elevados, os crimes juvenis conseguem superá-los largamente. Dois municípios, entre os quais uma capital, Maceió, rondam os 250 homicídios juvenis para cada 100 mil jovens. E Marabá se destaca mais uma vez, com 221 homicídios juvenis para cada 100 mil jovens.
Ananindeua é também uma cidade violenta para a juventude: 199 homicídios para cada 100 mil, assim como Tailândia, com 147 mil mortes. No Brasil, em 2008, foram contabilizados homicídios de jovens em 1.894 municípios, ou seja, em um terço dos municípios do país.(Diário do Pará

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Polícia prende quadrilha que vendia armas de uso restrito da polícia em Marabá


Uma operação policial resultou na prisão de quatro pessoas e apreensão de armas em uma chácara, nesta quinta-feira (24), em Marabá, no sudeste paraense.

Entre envolvidos estava José C. A., 33 anos, que era foragido da polícia desde outubro de 2010. Com o bando a polícia também encontrou munições, telefones celulares e sementes de maconha.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil de Marabá, Alberto Teixeira, a chácara servia como ponto ilegal de venda de armas. 'A chácara não servia apenas para a venda de armas, mas também como esconderijo para os presos que fugiam de Marabá', afirma.

Os acusados foram encaminhados para a delegacia de Marabá e vão responder processo por formação de quadrilha e posse ilegal de armas de uso restrito da polícia.

Desarticulada quadrilha de fraudadores bancários



A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha de fraudadores bancários que atuava no Pará e pelo menos mais dois estados. Dez pessoas foram presas em Belém, entre elas dois carteiros. Os integrantes da quadrilha efetuavam compras com cartões bancários roubados. O dinheiro foi gasto com artigos de luxo como eletroeletrônicos, roupas de marcas famosas e farras em bares da cidade. A fraude deixou um prejuízo de quase R$ 1 milhão só em uma instituição bancária.



As investigações foram iniciadas há três meses, após denúncias de quatro instituições bancárias da capital. 'Diante da reclamação dos clientes os bancos procuraram a polícia para denunciar o caso', explicou a titular da Delegacia de Crimes Tecnológicos, Beatriz Silveira. A quadrilha tinha preferência por artigos de luxo. 'Eles compravam marcas como Tommy, Calvin Klein e também gastavam até três mil reais em uma noite só em farras em bares', completou.

Entre os presos estão duas mulheres, sendo que uma delas, de acordo com as investigações policiais, seria a chefe da quadrilha. Ela foi presa em um condomínio de luxo localizado na Rodovia Augusto Montenegro. 'Na casa foram apreendidos veículos e artigos de luxo como eletroeletrônicos e roupas de marcas famosas', completa a delegada.


As investigações mostraram também que a quadrilha tinha acesso aos cartões bancários através de dois carteiros, que também foram presos na operação policial. 'A maior parte dos cartões era de Macapá, mas também havia alguns de São Luís e de Natal', informa a policial.



Silveira destaca ainda um caso do Rio de Janeiro. Um dos homens envolvidos no esquema conseguiu utilizar o cartão de crédito de um militar do exército. 'Ele se passava por funcionário do banco para obter informações privilegiadas por telefone e depois efetuava as compras', explica a delegada.

Os presos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Eles serão autuados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, receptação. Os dois carteiros presos ainda responderão pelo crime de peculato, que é o crime praticado por funcionário público.





Redação Portal ORM

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Militar tem liberdade negada e sai preso do TJ

As Câmaras Criminais Reunidas cassaram, por maioria de votos, na sessão de ontem (21) liminar que concedeu liberdade provisória ao policial militar Isaque Costa Rodrigues, acusado de integrar um grupo criminoso formada por agentes públicos, policiais militares e narcotraficantes da região de Altamira. O PM, que acompanhava a sessão, foi conduzido por policiais militares direto pra prisão.
O pedido de prisão preventiva foi solicitado pela Polícia Federal, após a conclusão das investigações da “Operação Rapa”. Segundo o relatório do desembargador relator João Maroja, interceptações telefônicas indicam que o policial era responsável pela “administração do efetivo empregado na segurança particular” de terceiros. O policial também atuaria captando recursos e clientes. O montante arrecadado seria dividido com outros policias militares, incluindo um coronel.
DEFESA
A defesa sustentou que o decreto de prisão preventiva carecia de fundamentação e que o réu tinha condições pessoais favoráveis para responder ao processo em liberdade. Porém, o desembargador João Maroja disse que não se trata de decreto prisional com fundamentação genérica, e que seria “desnecessário analisar o tema das condições pessoais favoráveis do paciente que, consoante jurisprudência notória, são insuficientes para impor a liberdade nesse contexto”.
PROCESSO
No total, 15 acusados respondem no processo. Entre os crimes praticados pela organização criminosa estão os de formação de quadrilha, corrupção de menores, abuso de autoridade, grupo de extermínio e tráfico de drogas.
Em outro julgamento, as Câmaras negaram direito a Cosme José da Silva, da Comarca de Tailândia, de recorrer de sentença condenatória em liberdade. O réu foi condenado a 10 anos de prisão por infringir o artigo 217- A (estupro de vulnerável). Ele é acusado de estuprar uma criança de 12 anos. A defesa de Cosme sustentou constrangimento ilegal por entender que o acusado possuia condições pessoais favoráveis para aguardar o julgamento do recurso em liberdade.
O desembargador relator João Maroja não acolheu a argumentação, ressaltando que o preso acompanhou toda a instrução penal preso e, por isso, não tinha o direito de aguardar julgamento de recurso em liberdade provisória. (TJ-PA)

Receita Federal faz maior apreensão de drogas de Belém


Este domingo (20) é um dia para lista de datas históricas do aeroporto de Belém. Isso porque aconteceu a maior apreensão de drogas da história do local. Ao todo, foram encontrados sete quilos de Êxtase, o referente a cerca de R$ 1 milhão, dentro do banheiro de um avião.


De acordo com o auditor da Receita Federal, Iranílson Brasil, o voo onde foi feita a apreensão saiu de Cruzeiro do Sul, com escalas em Rio Branco, Porto Velho e Manaus, antes de chegar em Belém. 'Foi o voo de número 01938, da companhia aérea GOL', completa.



As pílulas de Êxtase durante a pesagem da Receita Federal (Fonte: Receita Federal)


Brasil informou ainda que duas mulheres são suspeitas de transportar a droga. 'Após as filmagens, percebemos a entrada de duas mulheres no banheiro feminino antes da vistoria da Receita Federal. Quando chegamos aos banheiros, após vistoriar e liberar os passageiros, encontramos três pacotes de dois quilos e uma sacola com um quilo de Êxtase. O estado das drogas davam conta de que era uma desova, ou seja, quando se é retirado de dentro do corpo da mulher', explicou.


As mulheres não foram encontradas para prestar esclarecimentos. 'Agora, o chequim, a lista de passageiros e todas as filmagens serão encaminhadas para a Polícia Federal, que seguirá com as investigações sobre o caso', disse o auditor da Receita Federal.


As vistorias da Receita Federal acontecem por conta de uma operação de combate ao contrabando de mercadorias vindas da Amazônia Ocidental. 'Estas ações têm rendido ainda a apreensão de dinheiro sonegado e ainda ouro, que é transportado clandestinamente para burlar o pagamento de impostos', salientou.


Redação Portal ORM

Estado começa a pagar funcionalismo na próxima quinta-feira (24)

O Governo do Estado inicia nesta quinta-feira (24) o pagamento dos salários referentes a fevereiro dos servidores públicos das administrações direta e indireta. O calendário começa com os inativos da Polícia Militar e pensionistas civis, e termina no dia 2 de março com os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Dessa forma, o governo do Estado mantém o compromisso do governo em pagar todos os servidores públicos estaduais antes do quinto dia útil do mês subsequente.

CRONOGRAMA - FEVEREIRO/2011

DIA 24.02 - Pensionistas militares e civis

DIA 25.02 - Inativos civis e Sead (pensões especiais)

DIA 28.02 - Auditoria Geral (AGE), Casa Civil, Casa Militar, Consultoria, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-governadoria, NGPR, Procuradoria Geral, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Sedes, Setran e Secom

DIA - 01.03 - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, Ceasa, Cohab, CPC Renato Chaves, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iterpa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa e Iasep.


DIA - 02.03 - Seduc (capital e interior)


Fonte: Agência Pará

seripa investiga acidente de avião em Altamira



Uma equipe do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e da empresa aérea Trip, segue, nesta terça-feira (22), para o município de Altamira, no sudeste paraense, para investigar as causas de um acidente com uma aeronave no aeroporto da cidade. O avião saiu da pista e, segundo o que apurou o Seripa, alguns passageiros ficaram feridos, mas os detalhes do fato ainda devem ser esclarecidos. A pista foi interditada e todas as operações de pouso e decolagens suspensas.


Segundo informou o sargento Fábio dos Santos, do Seripa,  o fato ocorreu no momento do pouso, por volta das 19h da segunda-feira (21). 'Até agora o que se sabe é que o pneu estourou e consequentemente o trem de pouso esquerdo quebrou e a aeronave saiu da pista. Com isso alguns passageiros ficaram feridos, mas ainda não se sabe até que ponto e a gravidade', explica.


Ainda segundo o oficial, a asa bateu no chão e com a quebra do trem de pouso o motor bateu no asfalto espalhando pedaços dele e da hélice durante a rolagem na pista.


De acordo com o Seripa, a Infraero (Empresa Brasileira de Insfraestrutura Aeroportuária) informou que a aeronave, que vinha de Belém com destino a Manaus, tinha 51 passageiros e quatro tripulantes. 'Mas essa informação ainda não foi confirmada pela empresa aérea', disse o sargento.


Com o acidente o avião ficou na cabeceira da pista e só deve ser retirado com a chegada dos técnicos do Seripa e da companhia aérea. Por isso, a pista, que é de 2 mil metros, ficou reduzida a 1400, sendo as operações canceladas. A Infraero ainda não informou se a pista continua interditada na manhã de hoje. Segundo o Seripa, até o dia do acidente a empresa estudava a possibilidade de suspender o voo da Trip marcado para pousar hoje no aeroporto.






Redação Portal ORM
Foto: Reprodução/ G1


Prefeito de Manaus ofende paraenses e ainda manda "morrer" uma moradora de área de risco



O vídeo postado no youtube envergonha a sociedade brasileira, e nós que somos paraenses. Sem nenhum controle com as palavras, em meio a uma multidão de moradores de uma área de risco que havia acabado de sofrer uma tragédia, o prefeito ofende paraenses e deixa no ar que Manaus tem problemas de habitação por causa dos migrantes paraenses.
É pena saber que no pátio das fábricas em Manaus existem milhares de paraenses reforçando a economia local e quebrando ano ano os records de produtividade na tão importante para o país, zona franca de Manaus.

O vídeo é uma vergonha e precisa ser difundido para que o povo paraense, mineiro, paulista, gaúcho, o povo brasileiro aprenda de uma vez por todas que ao votar nós temos que nos preocupar com o todo, não com a parte. Espero que fatos como este fiquem guardados na memória de todos, como a prisão de Jader acusado de desvio de dinheiro público na Sudam, as imagens do ex-governador de Brasília guardando dinheiro na meia...

Acesse e dê sua opinião:
http://www.youtube.com/watch?v=mkfukXcvHkw&feature=related

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Policia Civil de Anapu prende um homem por trafico de drogas




Delegado Melkezedeque
Foto : R$100, Craque e Maconha


Manuel da Cunha

Na noite de quinta feira (10) por volta das 20:00hs a policia civil de Anapu prendeu o senhor Manuel da Cunha Trindade de 50anos por trafico de drogas.Segundo o delegado Melquezedeque eles chegaram ate o acusado  identificaram  que era um ponto de droga por ser muito ativo e por usuários se apresentaram e testemunharam que lá era um atividade de trafico muito forte,no momento da apreensão a policia encontrou-o com o acusado R$100 em dinheiro, quatro petecas de craque e  uma pequena trouxa de maconha. Onde se caracteriza o crime de trafico de drogas e o acusado vai se indiciado por trafico de drogas no artigo 33 da lei ante drogas.O senhor Manuel vai permanece preso ate que o juiz relaxe o flagrante ou mantenha a prisão.




Adepará vai emitir Guias de Transporte em versão eletrônica



O diretor da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), Mário Moreira, anunciou que ainda este ano, a agência deve criar o Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônico, facilitando a emissão e a fiscalização do transporte animal no estado. 'Vamos fazer isso como um processo de modernização e informatização dos nossos escritórios, que hoje estão presentes em 127 municípios do Estado. Teremos postos regionais nas fronteiras', explicou.

A implantação do serviço está entre as metas da Adepará anunciadas pelo novo governo, apesar de todas as dificuldades encontradas pela equipe que assumiu o órgão. Entre os problemas detectados está a presença em uma lista de inadimplência com quase R$ 500 mil em restos a pagar, alguns valores sem empenho, carros parados e prédios em péssimas condições de funcionamento. A situação é crítica e o diretor espera superá-la em seis meses, trabalhando com uma gestão eficiente para tirar o órgão do vermelho.

O GTA controla o trânsito de animais, impedindo, por exemplo, que gado de áreas de médio risco de febre aftosa entre nas áreas livres da doença. 'Esse controle é importante para manter o estado dentro das especificações e exigências sanitárias. Para você ter uma ideia, há poucos dias sacrificamos 12 animais que vinham de outros estados de áreas de médio risco de aftosa', conta.

Atualmente, o Pará tem o quinto maior rebanho bovino do país, com 18 milhões de cabeças. Há 44 municípios classificados como área livre da doença e 99 deles são considerados área de médio risco. Uma posição que nunca foi melhor, pois antes, todos os municípios estavam enquadrados como 'risco desconhecido' e depois 'risco médio'. O governo investiu em campanhas de vacinação, até que gradativamente, o Estado se viu livre da doença, que não é registrada no território há 10 anos.

A meta da Adepará é tornar o estado completamente livre da doença antes do final do ano de 2012. A próxima campanha de vacinação (são duas etapas por ano) está em fase de definição conjunta com técnicos da Adepará e do Ministério da Agricultura.

Em relação à produção de carne, a Adepará pretende combater o abate clandestino. Para isso, além do fortalecimento da fiscalização, Mario Moreira está negociando junto ao Ministério da Agricultura a criação de matadouros regionais, que seriam instalados nos municípios pólo. 'O município entra com uma parte e arrecada em cima do que é abatido e os produtores dos locais aonde não existem abatedouros terão um serviço de qualidade e certificado', disse.

Outra das metas da agência é a criação do GTV, o Guia de Transporte Vegetal, para controlar a atividade madeireira e de produção agrícola, impedindo a entrada de pragas de lavoura no estado. Atualmente, o Pará é o maior produtor de pimenta-do-reino do país e o segundo produtor de cacau e de abacaxi. 'Já mandei a proposta para o governador Simão Jatene para regular a aplicação desse serviço. Além disso, também vamos implantar o Serviço de Inspeção Estadual, que vai nos ajudar no combate ao comercio de carne clandestina', disse Mário Moreira.

Segundo Mário Moreira, essas são algumas metas adequadas à grandeza da produção do setor no Pará, que hoje tem mais de 111 mil propriedades rurais e, além dos altos índices de produção em várias modalidades, tem a carne como terceiro produto da pauta de exportação do estado.

Fonte: Agência Pará

Plano de mineração destina R$ 70 bi ao Pará em 4 anos

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, lançou ontem o Plano Nacional de Mineração 2030. O plano prevê investimentos em mineração e transformação mineral da ordem de US$ 350 bilhões para as próximas duas décadas. A maior parte do investimento virá da iniciativa privada. Apesar de não ter sido revelado o montante que será destinado para cada Estado, estima-se que R$ 70 bilhões sejam investidos no Pará nos próximos quatro anos. A previsão é vice-governador paraense, Helenilson Pontes, que acompanhou o lançamento do plano em Brasília.


'Nossos estudos indicam que o Pará receberá em torno de R$ 70 bilhões nos próximos quatro anos. A nossa expectativa é entre R$ 50 e R$ 70 bilhões para a questão da mineração. O carro-chefe no Pará são os projetos de minério de ferro, mas temos ainda bauxita, cobre, manganês, níquel. Esses cinco são grandes cabeças de mineração no Pará, mas ainda temos ouro, que é uma cadeia muito importante', disse.


Segundo Helenilson, os investimentos deverão alavancar a produção mineral do Estado, o elevando da segunda para a primeira posição entre todas as outras unidades federativas. 'Até 2012 a produção de minério de ferro do Pará irá dobrar com o novo projeto que está sendo implantado pela Vale no sul do Pará. Com essa perspectiva, a oportunidade do Pará superar Minas Gerais na produção mineral já é real. Mas a médio, o Pará tem muito mais a ganhar, uma vez que a Vale não é a única que está investindo', comemorou, ressaltando os desafios do governo com essa projeção de investimentos.




Fonte: O Liberal

Homem é preso acusado de roubo e lesão corporal em Altamira


Policiais civis da Superintendência Regional do Xingu cumpriram mandado de prisão preventiva contra Manoel P. dos S., de 19 anos, conhecido como 'Manoelzinho'. Acusado dos crimes de roubo e lesão corporal, Manoel foi encontrado em Senador José Porfírio, sudoeste do Pará, onde participava de um festival coordenado pela Prefeitura local.



Ele foi abordado pela equipe que reforçava o efetivo policial no município por conta do evento. O foragido foi reconhecido pelos policiais por já ser procurado pelos crimes.

Provisoriamente, ele foi recolhido na carceragem da unidade policial de Senador José Porfírio. Depois, foi transferido ao município de Altamira, para ficar recolhido na penitenciária da cidade à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil

 

Policia Militar de Anapu prende um homem acusado de matar o seu próprio pai


Adicionar legenda

Policia Militar de Anapu prende um homem acusado de matar o seu próprio pai, no município de repartimento em abril do ano passado. No dia 15 de janeiro de 2011 por volta de meio dia, a policia militar ao comando do sarg. Rodrigues recebeu a denuncia que maksivaldo pereira da silva, 27 anos, Tinha matado o seu pai e depois interado em abril do ano passado. a companheira não aguentando mas as ameaças  procurou a policia e informou que não aguentava mas  frequentemente ameaça do companheiro, A policia chegando ao local para averiguar a denuncia encontrou maksivaldo com maconha , e onde ele assumiu que teria sim assinado o seu pai e depois internado, e que a arma que teria assassinado o seu pai ainda estava com ele, em levou a policia ate o local onde a arma estava escondida, chegando lá a policia encontrou a arma de fabricação caseira conhecia por pufora popular socadeira mas 2 caixas de cartucho e 1 caixa de espoleta .Maksivado alega que foi tiro acidental, e que não queria matar o seu próprio pai. Pois seu pai vivia frequentemente ameaçando de matar sua companheira, e que no dia do assassinato seu pai pegou uma briga com sua esposa e ele defendendo sua companheira pegou a arma e foi pedir explicação e na hora da discursão a arma desparrou. E agora Makisivaldo esta a disposição da justiça.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

cbvideonoticias: Parece ser Piada Mas realmente aconteceu aqui em Anapu

cbvideonoticias: Parece ser Piada Mas realmente aconteceu aqui em Anapu

Delegacia de Policia Civil de Anapu tem novo Delegado

Desde dia 19 de janeiro a Delegacia de Policia Civil de Anapu esta comando do novo Delegado Dr. Melkezedeque juntamente com o investigador Francisco matos e Hirlan Barros e o escrivão Joel, segundo o delegado eles pretendem atuar um bom trabalho no município de Anapu.

Policia civil de Anapu prende duas pessoas por porte ilegal de armas

Policias civis prendeu nesta quinta feira (3) na localidade a 56 km de Anapu no travessão do boidaeiro o sr° Luiz Felix da Cruz, 60 anos e Valbinean Silva Rodrigues de 23 anos, por porte ilegal de arma, em visita a fazenda que eles trabalhavam o delegado  Melkezedeque, juntamente com os investigadores em averiguação e obedecendo ordem da Ouvidoria Agrária Nacional depois da Audiência Publica ocorrida no município de Anapu no dia 25 de janeiro com ouvidor agrário nacional Desembargador Gercino José da Silva Filho, chegando ao local foi constado que estes senhores portava de armas o delegado pediu que eles o acompanhasse ate a delegacia de Anapu, ao chegarem na delegacia o delegado pegou leu a lei do código penal de porte ilegal de arma deu voz de prisão, logo depois os mesmos foram encaminhados para a superintendência de Policia Civil de Altamira, o senhor Luiz Felix da Cruz  chegando em Altamira passou mau com problemas de pressão alta o delegado levou –o  direto ao hospital municipal onde passou a noite, no dia seguinte teve alta e foi encaminhado para a superintendência de policia. No Sábado o Juiz de Marabá Dr. Cristiano Magalhães concedeu o pedido de  alvará de soltura para os mesmos. Os mesmos vão responder pela Justiça de Pacajá  por porte ilegal de Arma.

Parece ser Piada Mas realmente aconteceu aqui em Anapu

Policia Civil de Anapu prende homem por tentativa de Estupro e Por Estuprar um Galo
Na madrugada de sábado dia (5) os Investigadores da Policia civil de Anapu prenderam Moises Ferreira de 39 anos natural de Marizal no Maranhão, por tentar estupro e ameaçar com uma arma branca uma senhora e uma criança. Na hora que acusado tentou estuprar a senhora ela estava acompanha de uma criança, onde a senhora entrou em luta corporal com o agressor e conseguiu pular uma cerca e se trancar dentro de casa, ficando o menino no local onde ele tentou também abusar sexualmente do menino, mas o menino para se livrar deu uma mordida na perna do agressor e conseguiu correr. O Acusado muito alcoolizado não resistiu ao ver um galo na sua frente, e partiu para cima do galo e o estuprou. E logo depois matou um cachorro que tentava salvar o galo. O que consta no Boletim de ocorrência da Delegacia de Policia Civil de Anapu, segundo o acusado por estar embriagado não se lembra de nada, Sr Moises esta agora a disposição da justiça.