repórter

repórter

Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

MOVIMENTO SOCIAL SE MANIFESTA SOBRE ACUSAÇÕES

MOVIMENTO SOCIAL SE MANIFESTA SOBRE ACUSAÇÕES

HOMEM ARMADO AMEAÇA MOTOTAXISTA

sexta-feira, 22 de junho de 2012

REVOLTA NAS RUAS: Moradores bloqueiam Travessa pedindo lombadas.

Foto// Felype Adms.
Moradores interditaram a Travessa Lúcio Gitirana na noite desta quinta-feira (21), as pessoas reclamam da alta velocidade dos veículos que passam pelo local, acidentes graves já aconteceram e os moradores chegaram a fazer um abaixo assinado solicitando lombadas para o local, como nada foi feito até hoje, a única saída segundo os moradores foi interditar a via e evitar mortes.

"Nos não aguentamos mais esses ônibus que passam aqui em mais 80 por hora e não respeitam ninguém, a gente tem crianças aqui e estamos com medo de dar em morte essa falta de responsabilidade, a gente já pediu lombada mas ficamos só na promessa" desabafa Aparecido Santana, morador.

A polícia militar e demutran estiveram na Travessa, porém os moradores querem um comprometimento das autoridades para a instalação das lombadas.

"Enquanto não resolverem nosso problema, a gente vai continua bloqueando a Rua, é melhor do que ver um filho da gente morto ai no meio da Rua" disse Marines Santana, moradora.
 
Reportagem: Felype Adms.

80 índios ocupam canteiro de obras de Belo Monte.

Aproximadamente 80 índios ocupam nesta quinta-feira (21), o canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Estado. 

Só neste mês de junho esta já é a segunda vez que a obra é invadida. Desta vez, a manifestação acontece em uma ensecadeira (barragem provisória para interromper o curso do rio) construída no sítio Pimental, que fica há 40 quilômetros do município, uma área onde é feito o desvio do Rio Xingu. Os índios querem a paralisação das obras da Barragem.

De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), a invasão não afetou o andamento da obra e os trabalhos no local continuam normalmente, uma vez que o local ocupado está desativado devido uma autorização ambiental do Ibama que ainda não foi entregue. 

Ocupação - No dia 16 de junho, ativistas ambientais que participaram de um evento contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu (Xingu+23), invadiram uma área do canteiro de obras da usina. 

O Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) informou, naquela ocasião, que o local invadido, uma ensecadeira no sítio Belo Monte, atualmente não está em obras. Por isso, segundo a empresa, a ação não interrompeu o andamento dos trabalhos. 

O CCBM obteve na Justiça uma ordem de reintegração de posse da área invadida. O Movimento Xingu Vivo que organizou a ação do dia 16, afirma que 300 pessoas participaram do protesto. O consórcio negou a informação e disse que apenas 50 estariam no local.


oliberal.com

Idoso é encaminhado para delegacia de Altamira acusado de pedofilia.

Na manhã desta terça-feira (19) um senhor foi encaminhado para a delegacia de policia civil a acusação é de que ele estava abusando de uma criança, os atos libidinosos foram denuncias pela criança e pela mãe.

“Eu brigava com as meninas por que elas apareciam com dinheiro em casa dizendo que tinha ganhado desse homem” Disse a mãe que não quis se identificar.

O senhor Jaime Freire de 70 anos foi encaminhado para delegacia de policia , segundo a conselheira tutelar ele já vinha sendo investigado a mais ou menos 30 dias, com a suspeita de envolvimento com menores. Na manhã de terça feira a polícia recebeu a denúncia de que o senhor estaria em sua casa, na Rua dos Seis metros acompanhado de uma das menores.

Na delegacia o senhor Jaime se defende, e diz que as menores iam à sua casa apenas para realizar faxina. A mãe de uma das menores se diz perplexa, e que nunca imaginou que estivesse acontecendo isso com sua filha, já que a menor deveria estar na escola naquele momento.

“Eu não fiz isso, temos uma amizade normal” Disse o Idoso.

A menor de 12 anos relata que sempre frequentava a casa do senhor Jaime e conta detalhes sobre o que acontecia nestas visitas. O Delegado Rodrigo Leão ouviu o acusado e o liberou, mas o inquérito policial vai ser instaurado para apuração dos casos. Segundo o delegado o acusado vai responder ao processo em liberdade, pelo crime de estupro vulnerável podendo pegar de 8 a 15 anos de prisão se condenado.

Por: Cleane Xavier, Antonio Barros e Felype Adms.

Acidente na estrada de Vitória Xingu faz uma vitima fatal.

O acidente aconteceu nesta terça-feira por volta das 20h00 com uma caminhonete Frontier preta com placa de Belém , segundo informações o condutor perdeu o controle do veículo em uma ladeira vindo a capotar, e só parou cerca de 20 metros do local do acidente. No asfalto era possível ver as marcas onde o motorista tentou frear.

No veículo encontravam-se seis pessoas e entre elas José Luiz da Conceição de 55 anos, Eraldo Andrade Pereira de 42 anos que foram encaminhados em estado grave para o hospital regional da transamazônica e Douglas dos Santos de 21 anos que teve apenas escoriação. E as duas outras vítimas não identificadas também foram encaminhadas ao hospital municipal São Rafael para passar por acompanhamento médico. A vítima fatal foi Valdivan Martins Correia de 25 anos, que veio a óbito no momento do acidente, populares informaram que ele estaria na carroceria do veículo.

A policia militar e civil estiveram no local para manter a segurança e controlar o trânsito que ficou lento. A vítima fatal foi removida para o IML de Altamira, e um inquérito vai ser instaurado na delegacia de vitória do Xingu, depois da saída do laudo médico com as causas do acidente.

Por: Cleane Xavier e Leandro Silva.

terça-feira, 19 de junho de 2012

 As policias civil e militar de Anapu realizaram no ultimo dia 12 a operação dia dos namorados, munidos de  mandados de busca e apreensão de armas e drogas.
Segundo o  Delegado de Policia Civil, a  operação teve como objetivo  cumprir 05 mandados de prisão. Os mandados foram expedidos pelo juiz Jonas Lacerda da  comarca de Pacajá que também responde por Anapu.
Participaram da operação
·         01 delegado
·         3 investigadores
·          3 policiais Militares e
·          3 oficiais de justiça.
 Durante a operação a equipe conseguiu prender o  casal Maria Lucia da Conceição de 40 anos e Francisco Silva Lima de 38 anos mas conhecido como “Chicão”, na localidade  vila Nazaré,os policiais encontraram 46 petecas de crack, 1 revólver calibre trinta e oito  18 cartuchos e 3 balas para o revólver trinta e oito ,além de  R$ 758 reais em dinheiro. Na manha desta quinta feira o casal foi  transferido para a delegacia de Altamira.
Na superintendência  de policia civil  Maria Lucia da Conceição se defendeu das acusações e diz que  que não sabia da droga e que só trabalha do bar com sinuca.
Já Francisco da Silva Lima diz que as 46 petecas de crack era  para seu consumo. E que nehum momento sua esposa sabia, e que a arma encontrada em sua casa era so para sua defesa

 O casal vai ficar preso a disposição da Justiça de Pacajá, os acusados devem responder por trafico de drogas e posse de arma, se  condenados  poderão pegar  de  10 a 15 anos de prisão.//
Ainda na operação a policia conseguiu cumprir o mandado de busca e apreensão  de maconha,  em outra  localidade  na altura do  42 km de Anapu, no travessão do Pão doce, a equipe de policiais encontraram Delquion Miranda Nogueira de 60 anos de  posse de  uma espingarda e um revolver calibre trinta e oito. Contra ele foi lavrado o flagrante de posse de arma. Como o crime é afiançável o delegado determinou o valor de  2 salários mínimos a ser pago e o acusado vai responder o processo em liberdade.

Reportagem: Cleane Xavier
Imagens: Antonio Barros

Consórcio deve incluir morador em plano de ajuda.

A juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível de Altamira, determinou, em liminar, que o Consórcio Norte Energia S/A providencie a inclusão de José Luís Nogueira da Costa no Plano de Atendimento ao Atingido pela Hidrelétrica Belo Monte, "de modo a ser inserido no reassentamento coletivo, que possibilite o acesso ao rio, além de prestar o devido acompanhamento social".
A magistrada determinou que a empresa seja intimada da decisão e que a dê cumprimento no prazo de 15 dias. No caso de descumprimento, está sujeita às penalidades legais: "aplicação de multa para impelir ao cumprimento no valor dez mil reais, por dia; aplicação de multa, por ato atentatório ao exercício da jurisdição; e prisão do responsável, por desobediência à ordem judicial”.
A decisão da magistrada atendeu a ação anulatória com pedido de liminar, cumulada com a Responsabilidade por Dano Moral Ambiental Individual, ajuizada por José Luís, que está representado pela Defensoria Pública na ação. O autor alegou que residia e trabalhava no imóvel localizado na área atingida pela barragem juntamente com sua esposa e filhos e, após a desapropriação, foi excluído das terras onde morava e encontrava as fontes de sua subsistência e de alimentação da sua família. Argumentou ainda que a sua exclusão do plano de atendimento e recebimento de valores à título de indenização se deu a um equívoco de interpretação dos fatos por parte da empresa Norte Energia.

A magistrada considera o pedido do autor, "haja vista a urgência no restabelecimento de sua relação de trabalho e moradia, vez que, aguardar até a apreciação do mérito da presente ação para o cumprimento da obrigação de fazer implicará no agravamento da situação do autor, que não tem condições econômicas de adquirir outras terras, sobretudo diante do contexto de especulação imobiliária vivenciada em Altamira (que foi ocasionado pela chegada da hidrelétrica)”.
Além disso, destacou ainda no despacho que assiste liminarmente o direito ao autor, evidenciado “nas disposições constitucionais que garantem o direito fundamental à moradia, nas obrigações decorrentes da Licença de Instalação, do Estudo de Impacto Ambiental e disposições do Plano Básico ambiental do empreendimento, bem como através da documentação acostada à peça inicial, as quais demonstram a relação do autor com a terra, inclusive a sua moradia, tais como, declarações escolares de matricula dos seus filhos (fls.81/82), que comprovam a residência do autor na localidade, demonstrando que há fortes indícios quanto à veracidade dos fatos alegados”.
Fonte: DOL.

Agricultores de Anapu ocupam sede do INCRA em Altamira.

A sede foi ocupada por volta das 17: 00 horas desta segunda feira (18) ao todo 120 agricultores vindos de varias comunidades rurais de Anapu. De acordo com a FETAGRI que acompanha a ação dos agricultores, a ocupação e uma forma de reivindicar o imediato cumprimento de um acordo firmado entre prefeitura e Governo Federal.

Segundo informações da Federação dos trabalhadores na agricultura, no ano passado foi firmado um convênio de quase 5 milhões de reais entre a prefeitura de Anapu e INCRA, mas até o momento o governo não liberou o recurso que já poderia estar atendendo a demanda dos agricultores no que diz respeito a abertura de estradas e vicinais.

Hoje pela manhã após uma reunião com o superintendente do INCRA em Altamira os agricultores desocuparam o prédio, uma nova reunião deve acontecer nesta sexta – feira (22) enquanto isso os agricultores aguardam uma posição do governo federal na casa familiar rural de Altamira.

Por: Sidalécio Souza.

Acidente com vítima fatal na Avenida perimetral em Altamira.

Na manha de segunda feira (18) aconteceu um acidente envolvendo um motociclista e um pedestre,  por volta de 8;20 horas, na avenida perimetral. A vítima foi  o senhor Pedro gomes  da silva de 75 anos, que na ocasião atravessava a via quando o motociclista o atingiu. Segundo informações o corpo de bombeiros tentou ainda reanimar a vitima, mas sem êxito. O sr. Pedro veio a óbito no local. O condutor da motocicleta foi encaminhado para o hospital municipal em estado grave, e o carona saiu ileso.
A policia civil e o demutram estiveram no local para realizar os procedimentos  ate que os peritos do instituto Renato chaves  chegasse no local e recolhesse o corpo para pericia.
Familiares da vitima compareceram ao local e informaram que o senhor Pedro morava sozinho no parque ipe, mas que todos os dias ele passava no local para ir ao açougue e ao supermercado .   
No bolso da bermuda de Pedro a policia encontrou o valor de 1100,00 reais em dinheiro e a identidade.
Reportagem: cleane Xavier
Imagens: Arlito Ramos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Norte energia se reúne com manifestantes e negociam a liberação da rodovia Transamazônica.




Imagem: Antonio Barros.
Por volta de meio dia de ontem uma comissão dos movimentos se reuniu com representantes da Norte Energia, na escola Leonardo da Vinci no km 18 para discutir da pauta de reivindicações dos manifestantes que bloqueavam a Transamazônica.

Na reunião vários pontos de reivindicações foram apresentados, onde alguns agricultores relataram os problemas que estão enfrentando nas áreas em que as máquinas estão trabalhando. Eles reclamam que a indenização referente á desapropriação das áreas, estão sendo pagos parceladamente e eles precisariam receber em parcela única.

Participaram da reunião Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI), associação de agricultores, STTR de Vitória do Xingu e APRUPAVIX, (Associação dos produtores da volta grande do Xingu), representantes da Policia Rodoviária Federal, casa civil e Norte energia. Os manifestantes exigiram da NESA um documento com prazo para indenização das áreas. Na reunião um compromisso foi fechado visando ressarcir os danos de quem está sendo prejudicado.

Na negociação foram firmados alguns acordos, e uma comissão foi formada para verificar de perto as reclamações dos agricultores. A liberação da rodovia e a entrada do canteiro do KM 27 seria na tarde desta quarta feira, segundo o acordo firmado, já o KM 55 do travessão do SENEC ainda permanece interditado, e a negociação acontece somente amanhã. A comissão deve fazer a verificação das áreas que segundo os agricultores estariam sendo prejudicadas. Para o representante da norte energia várias deliberações importantes foram definidas na reunião com os agricultores.

Na rodovia interditada os motoristas reclamavam da demora na negociação e liberação da pista. Muitos ônibus, carretas e carros de passeios e até o carro de transporte de valores.

Após muita negociação os motoristas seguiam rapidamente, tentando adiantar a viagem. A polícia rodoviária federal esteve no local e organizou o trânsito, evitando acidentes.

Por: Cleane Xavier.

Agricultores e FETAGRI fecham a rodovia transamazônica.


O bloqueio iniciou por volta das 4horas da manha, com o fechamento de canais e diques de um dos principais canteiros de obra de belo monte.
Imagem: Antonio Barros

Segundo a FETAGRI, o objetivo do fechamento é devido aos agricultores se sentirem prejudicados pelo processo indenizatório estabelecido nas áreas do SENEC, nos KM 45 e 27. O bloqueio se iniciou por volta das 4 horas da manha na entrada do canteiro de obras do km 27, onde muitos trabalhadores de belo monte estavam chegando ao trabalho. O movimento quer firmar um compromisso com a norte energia estabelecendo prazo para pagamento de indenização das áreas que vão ser atingidas pela hidrelétrica de belo monte.

Outra principal reclamação dos agricultores é que a norte energia exige que as terras sejam legalizadas e possuam documentação, para liberação da carta de credito indenizatória. Esse é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores da região.

Os trabalhadores continuavam chegando para o trabalho , mas ficaram impedidos de entrar no canteiro de obras, devido ao fechamento da entrada do canteiros por tambores, madeiras e uma faixa que reivindicava a revisão dos processos indenizatórios. Além dos trabalhadores, carretas com materiais que seriam entregues na obra ficaram parados no bloqueio
Imagem: Antonio Barros

Por volta das 7:30 da manha, a fila de veículos parados pelo bloqueio já atingia mais de 4km da rodovia.
Em nota a Norte Energia informou que:


A NORTE ENERGIA ESTÁ NA FASE DE FINALIZAÇÃO DO CADASTRO SOCIOAMBIENTAL DAS FAMÍLIAS A SEREM INDENIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE E ESTABELECE UM DIÁLOGO ABERTO COM AS COMUNIDADES DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO, POR MEIO DE SUA SUPERINTENDÊNCIA FUNDIÁRIA, SITUADA EM ALTAMIRA. A EMPRESA ESTÁ EMPENHADA EM RESOLVER QUALQUER FOCO DE DISCORDÂNCIA COM OS MORADORES DA RODOVIA BR-230, PORÉM, NÃO COMPACTUA COM AÇÕES QUE IMPEÇAM A POPULAÇÃO DE ALTAMIRA E REGIÃO DE TER GARANTIDO SEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR, COM OBSTRUÇÕES DE IMPORTANTES VIAS DA REGIÃO.

Por: Cleane Xavier e Felype Adms.