repórter

repórter

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2013

Defesa Civil adota medidas preventivas

A Defesa Civil do Estado do Pará iniciou, esta semana, as ações de avaliação de danos causados pelo aumento do nível dos rios Altamira, Ambé e Penelas, no município de Altamira, devido ao excesso de chuvas fortes e prolongadas que atingem a região. Mais de 170 famílias já foram encaminhadas para locais seguros, entre residências de parentes e prédios públicos disponibilizados pela prefeitura, que declarou situação de emergência nesta quinta-feira (21), por meio de um decreto publicado no Diário Oficial da União.
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil no Pará, Coronel Augusto Almeida, a Prefeitura de Altamira preferiu decretar situação de emergência para agilizar a aquisição de material de higiene e medicamentos para atender as famílias remanejadas. Ele explica que os prejuízos causados pelas chuvas no município ainda não são considerados grandes, uma vez que não ocorreram enxurradas ou enchentes e, sim, alagamentos em alguns pontos do município causados pelo aumento do nível dos rios após nove horas ininterruptas de chuva. "Trata-se de algo pontual, diferente das enxurradas ou enchentes, onde o processo de elevação do nível dos rios é gradual e acontece por um período mais longo, causando danos maiores” explica o coronel.
Segundo Augusto Almeida, os rios que transbordaram em Altamira já estão retornando ao nível normal, permitindo à Defesa Civil realizar os procedimentos de avaliação dos danos. “Não tem mais nenhuma casa inundada, porém algumas ainda apresentam avarias. Não houve feridos e todas as medidas estão sendo tomadas, inclusive algumas famílias já estão voltando para suas casas. Porém ainda precisamos finalizar o processo de avaliação de danos para avaliarmos a necessidades de outras ações” conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário