repórter

repórter

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de março de 2013

MPF pede aplicação de multa contra Norte Energia

(Foto: Thiago Araújo/Diário do Pará)

MPF pede aplicação de multa contra Norte Energia (Foto: Thiago Araújo/Diário do Pará)O Ministério Público Federal pediu à Justiça Federal que aplique imediatamente uma multa de R$ 500 mil por dia contra a Norte Energia SA, que não cumpriu os acordos que assinou com indígenas em outubro de 2012 para garantir a desocupação dos canteiros de obras de Belo Monte. Na madrugada desta quinta-feira (21) houve nova ocupação  e a obra está mais uma vez parada por manifestação dos atingidos pela obra, inclusive os indígenas.
Na ocupação anterior a empresa pediu reintegração de posse, mas a Justiça Federal optou por uma solução negociada e foi assinado um acordo em que a Norte Energia se comprometia a atender uma série de reivindicações dos indígenas. Até agora, a maior parte do que foi assinado não foi cumprido. Em fevereiro passado a Justiça, avisada pelo MPF do descumprimento, determinou que a empresa seria obrigada a pagar meio milhão de reais por dia se não comprovasse que cumpriu os termos do acordo.
A manifestação da Norte Energia à Justiça Federal depois dessa determinação não nega que o acordo foi descumprido e elenca uma série de fatores externos como motivos para os atrasos. A empresa também diz que a multa não é razoável. Para o MPF, a multa é razoável e deve ser aplicada imediatamente, porque as obrigações já faziam parte da licença que a empresa recebeu do Ibama em junho de 2011 e houve liberação de mais de R$ 20 bilhões pelo BNDES para o empreendimento.
“Ao descumprir os termos do acordo e prorrogar a efetivação das atividades atinentes ao componente indígena, a Norte Energia é a grande incentivadora do descontentamento dos povos indígenas impactados pela construção da hidrelétrica e, consequentemente, a responsável pelo aumento da conflituosidade”, diz o MPF.
(DOL, com informações do MPF)

Um comentário:

  1. eu sou contrar a norte energia por um tempo os ribeirinhos da beira dos rios xingú, iririm , estão abandonados as cobras , níguem olha pra eles , já os indios vivem numa mordomia melhor do mundo tem veiculo , casas boas , e os ribeirinhos tão sem nada sem agua tratada sem moradia digna , sem beneficio .algum ..norte energia olha mais para os ribeirinhos ..da volta grande e xingu. iririm palavras de THIAGO RAMOS ..ALTAMIRA PÁ.O VERDADEIRO JOVEM DO PARÁ . THIAGO RAMOS JOB ..

    ResponderExcluir