repórter

repórter

Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Obras de Belo Monte continuam, diz Eletrobras

Sexta-Feira, 17/08/2012, 12:47:52 - Atualizado em 17/08/2012, 12:47:52
Tamanho da fonte: A- A+
O presidente da Eletrobras, José da Costa Neto, informou que continua a atividade no canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O consórcio Norte Energia, do qual a Eletrobras faz parte, não havia recebido até quinta-feira à noite a notificação do Tribunal Regional Federal (TRF), que determinou a paralisação da construção nesta semana.
Costa Neto negou que as ações de compensação social e ambiental previstas no licenciamento ambiental não estejam sendo cumpridas como argumenta o TRF.
O executivo informou que apresentou ontem à presidente Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o cronograma de obras da empresa. "Iremos bater o recorde de cumprimento de programas (obras)", afirmou Costa Neto, após participar do 1º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado.
Segundo ele, o cumprimento integral dos compromissos ambientais em Belo Monte foi exigido pela presidente Dilma, durante a reunião de ontem. "Ela quer, se possível, que a gente antecipe as ações", disse.
(Agência Estado)

Paralisação de Belo Monte atingirá também condicionantes, diz Norte Energia


Brasília - As condicionantes previstas para compensar os impactos negativos causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte também deverão ser paralisadas a partir do momento em que a Norte Energia, empresa responsável pela obra e operação da usina, for notificada oficialmente da decisão da Justiça.
Este é o entendimento da empresa, segundo o presidente, Duílio Diniz de Figueiredo. De acordo com ele, a situação é “preocupante”, já que para a obra ser retomada será necessário, além de ações do Legislativo, a aprovação da plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), que está envolvido, pelo menos até meados de setembro com o julgamento do mensalão.
“Ainda não fomos notificados pela Justiça, mas pelo colocado, a paralisação [da obra] não é parcial, e abrangerá também as condicionantes que estão sendo cumpridas”, disse Figueiredo. Segundo ele, para cumprir o que foi determinado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) – e não ter de pagar os R$ 500 mil de multa diária, caso a obra não seja paralisada – a empresa não poderá dar sequência às obras de infraestrutura, como o lixão que está sendo construído em Altamira (PA) e as obras de saneamento na cidade.
“Além disso, teremos de fechar os refeitórios onde entre 12 e 13 mil funcionários se alimentam. O problema é que Altamira não terá a menor condição de receber esse pessoal”, disse o presidente da empresa. “Essa decisão do TRF1 não é contra a Norte Energia, mas contra a Eletrobras, Eletronorte, Funai [Fundação Nacional do Índio] e Ibama [ Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis]. É o reflexo dela que recai sobre a Norte Energia”, acrescentou.
A empresa não tem, até o momento, nenhuma estimativa sobre o prejuízo diário provocado pela paralisação. “O que podemos dizer é que cada dia paralisado representará um dia a menos de energia para 27 empresas em 17 estados, mas até o momento estamos dentro do cronograma previsto.”
Segundo ele, não há ainda uma definição sobre a quem caberá arcar com o prejuízo – se será a própria Norte Energia, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) ou qualquer parte que, por ventura, venha a ser considerada a causadora do prejuízo. “Aguardamos a notificação e os documentos para, em um segundo momento, fazermos um plano de desmobilização, que detalhará o tamanho do prejuízo, e, então, estabelecer nossa estratégia [jurídica]. Há, sim, a possibilidade de jogarmos o prejuízo para aquele que o causou.”
Figueiredo garante que, ao contrário do que foi argumentado pelo TRF1, a empresa cumpriu todos os requisitos para dar início às obras. “Estamos legais, constitucionais e fazendo tudo o que se estabelece dentro da legislação brasileira. Durante dois anos, fizemos 38 reuniões com índios de 24 terras indígenas. Foram feitas, ainda, quatro audiências públicas [nas cidades paraenses de Belém, Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu] que ouviram 8 mil pessoas. Só em Altamira participaram 5 mil pessoas. Entre elas, 200 lideranças indígenas”, argumentou o presidente da empresa.
“O problema é que esse é um projeto que tem uma aura bonita [atraente] para algumas organizações não governamentais que acabam plantando notícias na imprensa. Até hoje, elas insistem que a obra vai atingir terras indígenas. Isso é falso. Já deixamos bem claro que, ao contrário do que é divulgado por essas entidades, o empreendimento não afetará sequer 1 metro quadrado de terra indígena.”
Figueiredo, no entanto, admite que o embarramento da usina causará impactos negativos para a mobilidade dos índios no Rio Xingu. “Por isso, estamos dando atenção especial à questão da transposição de embarcações [já que a vazão do rio será diminuída com a obra]. Esse problema será solucionado com um sistema de elevação de pequenos e médios barcos, de até 30 passageiros, que é o tipo de embarcação que circula por lá, uma vez que o Rio Xingu não é um rio 100% navegável.”
A Quinta Turma do TRF1 determinou, no início da semana, a paralisação das obras de Belo Monte, ao identificar ilegalidades em duas etapas do processo de autorização da obra, uma no STF e outra no Congresso Nacional.
Edição: Carolina Pimentel
 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

REVOLTA NAS RUAS: Moradores bloqueiam Travessa pedindo lombadas.

Foto// Felype Adms.
Moradores interditaram a Travessa Lúcio Gitirana na noite desta quinta-feira (21), as pessoas reclamam da alta velocidade dos veículos que passam pelo local, acidentes graves já aconteceram e os moradores chegaram a fazer um abaixo assinado solicitando lombadas para o local, como nada foi feito até hoje, a única saída segundo os moradores foi interditar a via e evitar mortes.

"Nos não aguentamos mais esses ônibus que passam aqui em mais 80 por hora e não respeitam ninguém, a gente tem crianças aqui e estamos com medo de dar em morte essa falta de responsabilidade, a gente já pediu lombada mas ficamos só na promessa" desabafa Aparecido Santana, morador.

A polícia militar e demutran estiveram na Travessa, porém os moradores querem um comprometimento das autoridades para a instalação das lombadas.

"Enquanto não resolverem nosso problema, a gente vai continua bloqueando a Rua, é melhor do que ver um filho da gente morto ai no meio da Rua" disse Marines Santana, moradora.
 
Reportagem: Felype Adms.

80 índios ocupam canteiro de obras de Belo Monte.

Aproximadamente 80 índios ocupam nesta quinta-feira (21), o canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no município de Altamira, no sudoeste do Estado. 

Só neste mês de junho esta já é a segunda vez que a obra é invadida. Desta vez, a manifestação acontece em uma ensecadeira (barragem provisória para interromper o curso do rio) construída no sítio Pimental, que fica há 40 quilômetros do município, uma área onde é feito o desvio do Rio Xingu. Os índios querem a paralisação das obras da Barragem.

De acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), a invasão não afetou o andamento da obra e os trabalhos no local continuam normalmente, uma vez que o local ocupado está desativado devido uma autorização ambiental do Ibama que ainda não foi entregue. 

Ocupação - No dia 16 de junho, ativistas ambientais que participaram de um evento contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu (Xingu+23), invadiram uma área do canteiro de obras da usina. 

O Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) informou, naquela ocasião, que o local invadido, uma ensecadeira no sítio Belo Monte, atualmente não está em obras. Por isso, segundo a empresa, a ação não interrompeu o andamento dos trabalhos. 

O CCBM obteve na Justiça uma ordem de reintegração de posse da área invadida. O Movimento Xingu Vivo que organizou a ação do dia 16, afirma que 300 pessoas participaram do protesto. O consórcio negou a informação e disse que apenas 50 estariam no local.


oliberal.com

Idoso é encaminhado para delegacia de Altamira acusado de pedofilia.

Na manhã desta terça-feira (19) um senhor foi encaminhado para a delegacia de policia civil a acusação é de que ele estava abusando de uma criança, os atos libidinosos foram denuncias pela criança e pela mãe.

“Eu brigava com as meninas por que elas apareciam com dinheiro em casa dizendo que tinha ganhado desse homem” Disse a mãe que não quis se identificar.

O senhor Jaime Freire de 70 anos foi encaminhado para delegacia de policia , segundo a conselheira tutelar ele já vinha sendo investigado a mais ou menos 30 dias, com a suspeita de envolvimento com menores. Na manhã de terça feira a polícia recebeu a denúncia de que o senhor estaria em sua casa, na Rua dos Seis metros acompanhado de uma das menores.

Na delegacia o senhor Jaime se defende, e diz que as menores iam à sua casa apenas para realizar faxina. A mãe de uma das menores se diz perplexa, e que nunca imaginou que estivesse acontecendo isso com sua filha, já que a menor deveria estar na escola naquele momento.

“Eu não fiz isso, temos uma amizade normal” Disse o Idoso.

A menor de 12 anos relata que sempre frequentava a casa do senhor Jaime e conta detalhes sobre o que acontecia nestas visitas. O Delegado Rodrigo Leão ouviu o acusado e o liberou, mas o inquérito policial vai ser instaurado para apuração dos casos. Segundo o delegado o acusado vai responder ao processo em liberdade, pelo crime de estupro vulnerável podendo pegar de 8 a 15 anos de prisão se condenado.

Por: Cleane Xavier, Antonio Barros e Felype Adms.

Acidente na estrada de Vitória Xingu faz uma vitima fatal.

O acidente aconteceu nesta terça-feira por volta das 20h00 com uma caminhonete Frontier preta com placa de Belém , segundo informações o condutor perdeu o controle do veículo em uma ladeira vindo a capotar, e só parou cerca de 20 metros do local do acidente. No asfalto era possível ver as marcas onde o motorista tentou frear.

No veículo encontravam-se seis pessoas e entre elas José Luiz da Conceição de 55 anos, Eraldo Andrade Pereira de 42 anos que foram encaminhados em estado grave para o hospital regional da transamazônica e Douglas dos Santos de 21 anos que teve apenas escoriação. E as duas outras vítimas não identificadas também foram encaminhadas ao hospital municipal São Rafael para passar por acompanhamento médico. A vítima fatal foi Valdivan Martins Correia de 25 anos, que veio a óbito no momento do acidente, populares informaram que ele estaria na carroceria do veículo.

A policia militar e civil estiveram no local para manter a segurança e controlar o trânsito que ficou lento. A vítima fatal foi removida para o IML de Altamira, e um inquérito vai ser instaurado na delegacia de vitória do Xingu, depois da saída do laudo médico com as causas do acidente.

Por: Cleane Xavier e Leandro Silva.

terça-feira, 19 de junho de 2012

 As policias civil e militar de Anapu realizaram no ultimo dia 12 a operação dia dos namorados, munidos de  mandados de busca e apreensão de armas e drogas.
Segundo o  Delegado de Policia Civil, a  operação teve como objetivo  cumprir 05 mandados de prisão. Os mandados foram expedidos pelo juiz Jonas Lacerda da  comarca de Pacajá que também responde por Anapu.
Participaram da operação
·         01 delegado
·         3 investigadores
·          3 policiais Militares e
·          3 oficiais de justiça.
 Durante a operação a equipe conseguiu prender o  casal Maria Lucia da Conceição de 40 anos e Francisco Silva Lima de 38 anos mas conhecido como “Chicão”, na localidade  vila Nazaré,os policiais encontraram 46 petecas de crack, 1 revólver calibre trinta e oito  18 cartuchos e 3 balas para o revólver trinta e oito ,além de  R$ 758 reais em dinheiro. Na manha desta quinta feira o casal foi  transferido para a delegacia de Altamira.
Na superintendência  de policia civil  Maria Lucia da Conceição se defendeu das acusações e diz que  que não sabia da droga e que só trabalha do bar com sinuca.
Já Francisco da Silva Lima diz que as 46 petecas de crack era  para seu consumo. E que nehum momento sua esposa sabia, e que a arma encontrada em sua casa era so para sua defesa

 O casal vai ficar preso a disposição da Justiça de Pacajá, os acusados devem responder por trafico de drogas e posse de arma, se  condenados  poderão pegar  de  10 a 15 anos de prisão.//
Ainda na operação a policia conseguiu cumprir o mandado de busca e apreensão  de maconha,  em outra  localidade  na altura do  42 km de Anapu, no travessão do Pão doce, a equipe de policiais encontraram Delquion Miranda Nogueira de 60 anos de  posse de  uma espingarda e um revolver calibre trinta e oito. Contra ele foi lavrado o flagrante de posse de arma. Como o crime é afiançável o delegado determinou o valor de  2 salários mínimos a ser pago e o acusado vai responder o processo em liberdade.

Reportagem: Cleane Xavier
Imagens: Antonio Barros

Consórcio deve incluir morador em plano de ajuda.

A juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível de Altamira, determinou, em liminar, que o Consórcio Norte Energia S/A providencie a inclusão de José Luís Nogueira da Costa no Plano de Atendimento ao Atingido pela Hidrelétrica Belo Monte, "de modo a ser inserido no reassentamento coletivo, que possibilite o acesso ao rio, além de prestar o devido acompanhamento social".
A magistrada determinou que a empresa seja intimada da decisão e que a dê cumprimento no prazo de 15 dias. No caso de descumprimento, está sujeita às penalidades legais: "aplicação de multa para impelir ao cumprimento no valor dez mil reais, por dia; aplicação de multa, por ato atentatório ao exercício da jurisdição; e prisão do responsável, por desobediência à ordem judicial”.
A decisão da magistrada atendeu a ação anulatória com pedido de liminar, cumulada com a Responsabilidade por Dano Moral Ambiental Individual, ajuizada por José Luís, que está representado pela Defensoria Pública na ação. O autor alegou que residia e trabalhava no imóvel localizado na área atingida pela barragem juntamente com sua esposa e filhos e, após a desapropriação, foi excluído das terras onde morava e encontrava as fontes de sua subsistência e de alimentação da sua família. Argumentou ainda que a sua exclusão do plano de atendimento e recebimento de valores à título de indenização se deu a um equívoco de interpretação dos fatos por parte da empresa Norte Energia.

A magistrada considera o pedido do autor, "haja vista a urgência no restabelecimento de sua relação de trabalho e moradia, vez que, aguardar até a apreciação do mérito da presente ação para o cumprimento da obrigação de fazer implicará no agravamento da situação do autor, que não tem condições econômicas de adquirir outras terras, sobretudo diante do contexto de especulação imobiliária vivenciada em Altamira (que foi ocasionado pela chegada da hidrelétrica)”.
Além disso, destacou ainda no despacho que assiste liminarmente o direito ao autor, evidenciado “nas disposições constitucionais que garantem o direito fundamental à moradia, nas obrigações decorrentes da Licença de Instalação, do Estudo de Impacto Ambiental e disposições do Plano Básico ambiental do empreendimento, bem como através da documentação acostada à peça inicial, as quais demonstram a relação do autor com a terra, inclusive a sua moradia, tais como, declarações escolares de matricula dos seus filhos (fls.81/82), que comprovam a residência do autor na localidade, demonstrando que há fortes indícios quanto à veracidade dos fatos alegados”.
Fonte: DOL.

Agricultores de Anapu ocupam sede do INCRA em Altamira.

A sede foi ocupada por volta das 17: 00 horas desta segunda feira (18) ao todo 120 agricultores vindos de varias comunidades rurais de Anapu. De acordo com a FETAGRI que acompanha a ação dos agricultores, a ocupação e uma forma de reivindicar o imediato cumprimento de um acordo firmado entre prefeitura e Governo Federal.

Segundo informações da Federação dos trabalhadores na agricultura, no ano passado foi firmado um convênio de quase 5 milhões de reais entre a prefeitura de Anapu e INCRA, mas até o momento o governo não liberou o recurso que já poderia estar atendendo a demanda dos agricultores no que diz respeito a abertura de estradas e vicinais.

Hoje pela manhã após uma reunião com o superintendente do INCRA em Altamira os agricultores desocuparam o prédio, uma nova reunião deve acontecer nesta sexta – feira (22) enquanto isso os agricultores aguardam uma posição do governo federal na casa familiar rural de Altamira.

Por: Sidalécio Souza.

Acidente com vítima fatal na Avenida perimetral em Altamira.

Na manha de segunda feira (18) aconteceu um acidente envolvendo um motociclista e um pedestre,  por volta de 8;20 horas, na avenida perimetral. A vítima foi  o senhor Pedro gomes  da silva de 75 anos, que na ocasião atravessava a via quando o motociclista o atingiu. Segundo informações o corpo de bombeiros tentou ainda reanimar a vitima, mas sem êxito. O sr. Pedro veio a óbito no local. O condutor da motocicleta foi encaminhado para o hospital municipal em estado grave, e o carona saiu ileso.
A policia civil e o demutram estiveram no local para realizar os procedimentos  ate que os peritos do instituto Renato chaves  chegasse no local e recolhesse o corpo para pericia.
Familiares da vitima compareceram ao local e informaram que o senhor Pedro morava sozinho no parque ipe, mas que todos os dias ele passava no local para ir ao açougue e ao supermercado .   
No bolso da bermuda de Pedro a policia encontrou o valor de 1100,00 reais em dinheiro e a identidade.
Reportagem: cleane Xavier
Imagens: Arlito Ramos

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Norte energia se reúne com manifestantes e negociam a liberação da rodovia Transamazônica.




Imagem: Antonio Barros.
Por volta de meio dia de ontem uma comissão dos movimentos se reuniu com representantes da Norte Energia, na escola Leonardo da Vinci no km 18 para discutir da pauta de reivindicações dos manifestantes que bloqueavam a Transamazônica.

Na reunião vários pontos de reivindicações foram apresentados, onde alguns agricultores relataram os problemas que estão enfrentando nas áreas em que as máquinas estão trabalhando. Eles reclamam que a indenização referente á desapropriação das áreas, estão sendo pagos parceladamente e eles precisariam receber em parcela única.

Participaram da reunião Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI), associação de agricultores, STTR de Vitória do Xingu e APRUPAVIX, (Associação dos produtores da volta grande do Xingu), representantes da Policia Rodoviária Federal, casa civil e Norte energia. Os manifestantes exigiram da NESA um documento com prazo para indenização das áreas. Na reunião um compromisso foi fechado visando ressarcir os danos de quem está sendo prejudicado.

Na negociação foram firmados alguns acordos, e uma comissão foi formada para verificar de perto as reclamações dos agricultores. A liberação da rodovia e a entrada do canteiro do KM 27 seria na tarde desta quarta feira, segundo o acordo firmado, já o KM 55 do travessão do SENEC ainda permanece interditado, e a negociação acontece somente amanhã. A comissão deve fazer a verificação das áreas que segundo os agricultores estariam sendo prejudicadas. Para o representante da norte energia várias deliberações importantes foram definidas na reunião com os agricultores.

Na rodovia interditada os motoristas reclamavam da demora na negociação e liberação da pista. Muitos ônibus, carretas e carros de passeios e até o carro de transporte de valores.

Após muita negociação os motoristas seguiam rapidamente, tentando adiantar a viagem. A polícia rodoviária federal esteve no local e organizou o trânsito, evitando acidentes.

Por: Cleane Xavier.

Agricultores e FETAGRI fecham a rodovia transamazônica.


O bloqueio iniciou por volta das 4horas da manha, com o fechamento de canais e diques de um dos principais canteiros de obra de belo monte.
Imagem: Antonio Barros

Segundo a FETAGRI, o objetivo do fechamento é devido aos agricultores se sentirem prejudicados pelo processo indenizatório estabelecido nas áreas do SENEC, nos KM 45 e 27. O bloqueio se iniciou por volta das 4 horas da manha na entrada do canteiro de obras do km 27, onde muitos trabalhadores de belo monte estavam chegando ao trabalho. O movimento quer firmar um compromisso com a norte energia estabelecendo prazo para pagamento de indenização das áreas que vão ser atingidas pela hidrelétrica de belo monte.

Outra principal reclamação dos agricultores é que a norte energia exige que as terras sejam legalizadas e possuam documentação, para liberação da carta de credito indenizatória. Esse é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores da região.

Os trabalhadores continuavam chegando para o trabalho , mas ficaram impedidos de entrar no canteiro de obras, devido ao fechamento da entrada do canteiros por tambores, madeiras e uma faixa que reivindicava a revisão dos processos indenizatórios. Além dos trabalhadores, carretas com materiais que seriam entregues na obra ficaram parados no bloqueio
Imagem: Antonio Barros

Por volta das 7:30 da manha, a fila de veículos parados pelo bloqueio já atingia mais de 4km da rodovia.
Em nota a Norte Energia informou que:


A NORTE ENERGIA ESTÁ NA FASE DE FINALIZAÇÃO DO CADASTRO SOCIOAMBIENTAL DAS FAMÍLIAS A SEREM INDENIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA BELO MONTE E ESTABELECE UM DIÁLOGO ABERTO COM AS COMUNIDADES DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO, POR MEIO DE SUA SUPERINTENDÊNCIA FUNDIÁRIA, SITUADA EM ALTAMIRA. A EMPRESA ESTÁ EMPENHADA EM RESOLVER QUALQUER FOCO DE DISCORDÂNCIA COM OS MORADORES DA RODOVIA BR-230, PORÉM, NÃO COMPACTUA COM AÇÕES QUE IMPEÇAM A POPULAÇÃO DE ALTAMIRA E REGIÃO DE TER GARANTIDO SEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR, COM OBSTRUÇÕES DE IMPORTANTES VIAS DA REGIÃO.

Por: Cleane Xavier e Felype Adms.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ACUSADOS DE HOMICÍDIO SÃO FLAGRADOS COM DROGAS,ARMAS E MUNIÇÃO EM ALTAMIRA.

A repressão aos homicídios, tráfico de drogas e circulação de armas sem porte legal levou uma equipe da Polícia Civil, em Altamira, sudoeste do Pará, a deflagrar uma operação no município para capturar dois acusados dos crimes. Raimundo Oliveira de Sousa, de apelido "Neném Preto", e Cleisson Silva Duarte, conhecido por "Nil",em decorrência da operação, foram flagrados com drogas, armas e munições ilegais, em uma casa na Travessa Salim Mauad, bairro Independente II.
A ação policial divulgada nesta quarta-feira, 30, teve o objetivo de capturar Raimundo Sousa apontado como autor da morte de Rosenildo Nonato da Silva na madrugada do último dia 28, durante troca de tiros que envolveu "Neném Preto" e "Nil" e os rivais de apelidos "Pestinha" E "Fabiam". 
Após a troca de tiros, a dupla saiu em fuga do local em uma motocicleta. Ainda, durante a madrugada, a equipe policial passou a fazer buscas na cidade para tentar prender ainda em flagrante os dois autores do homicídio. À tarde, os policiais identificaram uma casa localizada na Travessa Salim Mauad, onde estavam os dois acusados. O local, ainda de acordo com os levantamentos, serviria como esconderijo de drogas e de armas para integrantes de uma quadrilha de criminosos da qual fazem parte os presos.
No momento da abordagem aos acusados, os policiais civis apreenderam no local três revólveres de calibre 38 com 14 munições intactas; uma balança de precisão digital e uma "trouxa" de maconha. "Neném Preto" e "Nil" já eram investigados por tráfico de entorpecentes e suspeitos de cometerem outro homicídio com uso de arma de fogo no início deste ano tendo em que a vítima foi atingida com seis disparos de revólver calibre 38 enquanto estava em um bar localizado no bairro de Brasília.
Os acusados já estão recolhidos à disposição da Justiça. Participou da ação policial a equipe da Polícia Civil formada pelos investigadores Alessandro Diniz, Luia Lago, Marcelo Lameira, Nerivaldo do Vale, Arlen Maciel, Leonel Baía, Cavalcante, Gessi e Alessandra, e escrivão Gilson Luís, sob coordenação dos delegados Lindoval Borges e Paulo Mavignier, sob determinação do delegado Cristiano Nascimento, superintendente regional do Xingu.

Fonte: Policia Civil.
Durante o tiroteio entre os bandidos, um tiro atingiu na cabeça Rosenildo que caminhava perto do local. "Pestinha" e "Fabiam" foram baleados nas pernas. A equipe de plantão da Superintendência Regional do Xingu esteve no local do crime, onde, após ouvir relatos de testemunhas, os dois presos foram apontados como os autores dos disparos. Ambos estavam armados.

sábado, 26 de maio de 2012

Hipertensão lidera causas de mortalidade materna
No Pará, para cada 10 mil crianças nascidas, 53 mães morrem. O levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde mostra ainda um comparativo entre o número de mortes de mulheres grávidas no Estado: 82 em 2009; 78 em 2010 e novamente 78 em 2011. Já nos quatro primeiros meses de 2012, esse quantitativo chegou a 18. No ano passado, a maior parte das mortes aconteceu na região sudeste do Estado: 12 mães.
A maioria dessas mortes maternas poderiam ser evitadas com um tratamento pré-natal de qualidade. A hipertensão (29,5% dos casos), hemorragia (9%) e a infecção (5,1%) são os motivos mais comuns de mortes. Os dados da mortalidade materna foram anunciados ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em videoconferência com as secretarias estaduais e das capitais. O Brasil apresentou queda na mortalidade materna de 21% em 2011.
Os números são resultado da Rede Cegonha, projeto do ministério realizado em conjunto com os estados e municípios que teve início no ano passado. A rede propõe uma nova estratégia de assistir a criança e a mãe, priorizando a atenção básica de saúde para prevenir complicações posteriores.
Segundo a coordenadora estadual da saúde da criança, Ana Cristina Guzzo, a Rede Cegonha foi aderida pelo Pará assim que foi lançada pelo Ministério da Saúde.
REDE
“A Região Metropolitana de Belém já aderiu ao projeto completo, em outros municípios do Estado já realizamos a adesão facilitada da rede, que dá conta de um dos aspectos proposto pela rede. Apresentamos um plano de trabalho ao ministro que já foi aprovado, ele prevê uma série de melhorias, como capacitação de profissionais, compra de equipamentos e reformas de unidades”, explica.
A coordenadora ressalta que muitos casos de complicações durante a gravidez ou o parto acontecem por falta de prevenção. “Na Santa Casa, temos uma média de 2% de crianças que nascem com sífilis congênita, um verdadeiro absurdo, se pensarmos que a sífilis pode ser tratada durante o pré-natal de forma a evitar isso”. Para ela, os agentes comunitários de saúde têm papel fundamental na rede. “Os agentes de saúde podem buscar e identificar as mulheres gestantes e encaminhá-las às unidades para realizarem os exames necessários”, acrescenta.
A Rede Cegonha vai capacitar parteira, entregar kits, sonares e possibilitar que boa parte dos tratamentos pré-natal sejam feitos nas unidades dos municípios. A intenção é evitar as complicações na gravidez realizando todos os exames necessários nas unidades municipais. “Queremos que o fluxo se faça de maneira mais tranquila e não concentrar atendimentos na capital de situações que poderiam ter sido impedidas antes”, conclui. (Diário do Pará / com Agência Pará)

Municípios Verdes geram mais empregos no Pará

O Pará é composto por 143 municípios e, destes, 91 integram o Programa Estadual Municípios Verdes, criado pelo Governo do Estado do Pará em março de 2011. Por meio do Convênio de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) vem analisando a situação dos empregos formais nestes municípios.
Os municípios representam cerca de 64% do total e são os seguintes: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Alenquer, Almeirim, Altamira, Ananindeua, Anapu, Aurora do Pará, Aveiro, Bannach, Belterra, Bom Jesus do Tocantins, Brasil Novo, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Cachoeira do Piriá, Canaã dos Carajás, Chaves, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Goianésia do Pará, Gurupá, Igarapé - Açu, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Itaituba, Itupiranga, Jacareacanga, Jacundá, Juruti, Mãe do Rio, Marabá, Medicilândia, Monte Alegre, Moju, Nova Ipixuna, Novo Progresso, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Pacajá, Palestina do Pará, Paragominas, Parauapebas, Pau D'Arco, Peixe-Boi, Piçarra, Placas, Ponta de Pedras, Porto de Moz, Prainha, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará, Rurópolis, Salinópolis, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santa Maria do Pará, Santana do Araguaia, Santarém, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São Miguel do Guamá, Sapucaia, Senador José Porfírio, Soure, Tailândia, Terra Santa, Tomé-Açu, Trairão, Tucumã, Tucuruí, Ulianópolis, Uruará, Viseu, Vitória do Xingu e Xinguara.
No mês de abril desde ano, os 91 municípios fizeram 16.630 admissões e 13.499 desligamentos, registrando um saldo positivo de 3.131 postos. O destaque ficou com o setor da construção civil, que apresentou saldo positivo de 1.719 postos; seguido do comércio, com 563; do serviço, com 318; da agropecuária, com 242; do extrativo mineral, com 200; e da indústria de transformação, com 114.
Já nos primeiros quatro meses de 2012, foram feitas 69.227 contratações e 60.492 demissões, oque gerou um saldo positivo de 8.735 postos de trabalhos. O destaque foi para o setor da construção civil, com 5.368 e o negativo para a indústria de transformação, com a perda de 546 postos.
Dos 91 municípios, 59 apresentaram crescimento e 32 apresentaram queda na geração de empregos. O melhor colocado foi o município de Altamira, com 3.786 novos postos. E o pior colocado foi o município de Almeirim, com 752 postos.
Nos últimos 12 meses, foram feitas nos 91 municípios 213.634 contratações e 180.327 demissões, gerando um saldo positivo de 33.307 postos, com destaque para a construção civil, que apresentou saldo positivo de 14.979 postos. Neste período, as análises mostram ainda que, de um total de 91 municípios verdes, 69 apresentaram crescimento e 22 apresentaram queda. O destaque positivo foi para Altamira, com 3.786 postos. Já o negativo foi Almeirim, com 752.
(DOL, com informações do Dieese/PA)


Dilma veta 12 itens e muda 32 no Código Florestal


(Foto: Agência Brasil)
Dilma veta 12 itens e muda 32 no Código Florestal (Foto: Agência Brasil)A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.
"Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo", resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.
Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.
Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.
O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas Casas – Senado e Câmara – em votação secreta. (Agência Brasil)

 


Justiça autoriza aborto de anencéfalo em Altamira, PA.



A juíza da 4ª Vara da Comarca de Altamira, Cristina Collyer Damásio, concedeu nesta sexta-feira (25) tutela antecipada a favor de R.M.V, autorizando judicialmente a interrupção de sua gravidez. A decisão obriga o estado do Pará a promover a transferência da paciente de Altamira para Belém. Estado tem até 10 dias para cumprir a decisão.
A requerente está gestante de um feto anencefálico, ou seja, que não tem cérebro. Este é o segundo caso de decisão judicial autorizando a interrupção de gravidez no Pará, desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, no último mês de abril, o direito das mulheres em optar pela interrupção ou não da gravidez de bebês anencéfalos.
A juíza determinou que fosse preservada a identidade da gestante para que ela não venha a sofrer qualquer forma de constrangimento pela opção a ser feita, sob penas da lei. Ela explica que segundo dados da Organização Mundial de Saúde e do Comitê da Associação de Ginecologia e Obstetrícia Americana, a gestação de feto anencéfalo envolve maiores riscos.
"A manutenção da gravidez implica o aumento da morbidade, bem como dos riscos inerentes à gestação, ao parto e ao pós-parto, bem como resulta em consequências psicológicas severas. Além do que, na maioria dos casos os fetos podem morrer ainda no útero ou logo após o nascimento", justifica.
Caso o Pará não cumpra a decisão da Justiça, receberá multa de R$ 5 mil, além de ser determinada a prisão do responsável por descumprimento da ordem. A juíza afirma ainda, em sua decisão, que “caso não haja disponibilidade de leito na rede pública estadual, que o requerido Estado do Pará custeie o tratamento necessário na rede privada”.

Fonte: G1.

51° BIS realiza entrega de boina no quartel.

Nesta quinta-feira (24) aconteceu no 51º Batalhão de Infantaria de selva a formatura para a entrega da boina rajada, símbolo do soldado da Amazônia, aos novos soldados concluintes do Estágio Básico do Combatente de Selva.
O evento contou com a presença dos familiares dos militares e autoridades. A formatura solene de entrega das boinas rajadas para os 120 novos soldados incorporados este ano e foi comemorado o Dia da Infantaria.

A entrega da boina é um ato revestido de grande simbolismo, pois marca o fim da primeira fase de formação do combatente, além de representar o momento em que os novos soldados poderão circular fardados fora do quartel. Mas, por outro lado, significa uma grande responsabilidade, pois estarão representando toda uma instituição, o Exército Brasileiro.

Na ocasião pais orgulhosos ao entregar a boina para os filhos. Para os novos soldados o treinamento é uma aprendizagem que estarão levando pelo resto da vida. Autoridades e convidados elogiaram a formatura. Ouve apresentação de encenação de combate. Os treinamentos que aprenderam no treinamento.

Por: Cleane Xavier e Antonio Barros.

Confusão na ADEPARA com os funcionários em greve e usuários.


Na manhã desta quinta feira (24) a polícia foi chamada até a ADEPARA para acalmar os ânimos dos funcionários em greve.

Segundo informação foi uma discursão entre clientes, funcionários que são contratados e os grevistas. No momento em que nossa equipe chegou ao local a policia tentava acalmar os ânimos dos envolvidos.

“Estamos com 80% dos serviços parados em 8 municípios da região, e o governo do Estado ao invés de dialogar manda é funcionários com diárias pagas pra tentar furar nossa greve” disse Lamarck Bezerra Veterinário do órgão.

Os serviços foram reduzidos em até 80%, mantendo o mínimo em funcionamento, regido por lei, porém, com a diminuição do quadro de funcionários, serviços com a emissão do GTA- Guia de Trânsito Animal, que autoriza o transporte de animais esta reduzido.

Segundo o diretor regional da ADEPARA , a regional de altamira atende mais de 2500 propriedades rurais e a maior preocupação e a campanha de vacinação contra aftosa.


Por: Cleane Xavier.


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Movimento aumenta no comércio para o dia das mães.



Dia das mães, para o comercio a data é a segunda melhor em termos de movimento no calendário anual das vendas em todo o Brasil perdendo apenas para o Natal, em Altamira muita gente já está comprando o presente da mamãe.

Com menos de dois dias para o Dia das Mães, o movimento no comércio de Altamira já aumentou em relação ao ano passado. O comércio de Altamira já estampa nas vitrines as opções para o Dia das Mães, durante o ano essa é a data que mais aquece o comércio. Entre os lojistas a expectativa em relação às vendas dos presentes é positiva.

As opções são variadas desde carteira femininas, produtos digitas como celulares além de maquiagens e relógios. Os produtos mais procurados são eletrodomésticos, chapinhas , secador e liquidificadores, nessa loja encontramos até a panela de pressão elétrica.

“Eu vou comprar uma panela de pressão elétrica pra minha mãe, e vou comprar agora vai que no sábado não tenha mais” Fatima Gomes, dona de casa.

Teve gente que aproveitou para comprar o presente antecipado e evitar o corre-corre de última hora, foi o caso do advogado Jose Carlos. Muitos consumidores como Herivania Goncalves estão aproveitando as condições especiais de pagamentos que estão sendo oferecidas pelas lojas, para garantir o presente da mamãe.

Deixa para a última hora é prática de muitos altamirenses, mas fica a dica dos lojistas que ressaltam que o cliente tem que ficar atento ao prazo de entrega das lojas, para o presente do dias das mães não chegar atrasado.

Presentear as mães já faz parte da cultura do povo brasileiro. Mas Para a dona Maria de Nazaré o maior presente seria os filhos próximos. O pequeno Vinicius Kauan aproveito pra escolher o melhor presente dos dias das mães acompanhado da avo, mas diz que são tantas opções que esta em duvida.

Por: Cleane Xavier.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Polícia Civil capacita servidores em operações e investigação

A Polícia Civil já ofereceu, desde o ano passado, a 320 policiais civis o treinamento básico em operações e investigação policial. A capacitação é coordenada pela Delegacia Geral e ministrada por policiais da Academia da Polícia Civil (Acadepol) e do Grupo de Pronto-Emprego (GPE). O objetivo é nivelar os servidores quanto às práticas, procedimentos e técnicas voltadas principalmente para o uso progressivo da força, técnicas de abordagem, planejamento operacional, padronização de procedimentos de condução, contato e revista de presos, entre outras atividades.
Somente este ano, 154 policiais passaram pelas aulas em todo Estado. Os dados foram apresentados no último dia 4, quando mais 32 policiais civis concluíram a capacitação, na quarta turma do ano. Na ocasião, os agentes tiveram treino prático de tiro tático e de abordagem policial, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba, região metropolitana de Belém. Foi a maior turma em termos de participação de policiais civis desde o ano passado.
No próximo dia 14, será iniciada uma nova turma de policiais civis para o treinamento, informa o diretor da Acadepol, Adonai Mota. Na avaliação de um dos instrutores, Eric Cavalcante, a quarta turma apresentou um desempenho muito bom dos policiais civis. “Tivemos em dez dias de curso um crescimento técnico de 70% a 80%”, enfatizou, ressaltando que os servidores assimilaram a consciência da necessidade de continuar a treinar.
O curso também teve como instrutores os policiais civis do GPE Eliseu Brasil, Marcos Sena, Antônio Fernando Lima Júnior e Marnilson Rabelo. Para o delegado Hennison Jacob, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o treinamento foi excelente. Com doze anos de carreira policial, ele destaca que os policiais civis devem colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no curso.
O treinamento não alcança apenas os policiais civis mais experientes, mas também os mais novos. Com apenas um ano e seis meses na instituição, o investigador Danilo Barbosa Moura, que atua na Delegacia de Capanema, nordeste do Pará, avaliou positivamente o curso. Para ele, que já passou por situações de entrada em local fechado, com risco de confronto armado, o treinamento veio em boa hora.
Também novata no treinamento, a delegada Cristina Santos, da Divisão de Homicídios, ressalta que as aulas foram importantes para uma atuação mais eficiente na área operacional, principalmente, quanto ao manuseio da arma de fogo. Com 29 anos de carreira policial, o investigador Raimundo Trindade é o mais experiente da turma. Atualmente lotado na Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), o policial civil conta não participava de um treinamento desse tipo havia 15 anos.
No interior do Estado, o treinamento também é oferecido a policiais militares. Na semana retrasada, foi formada uma turma de dez policiais civis e quatro militares em Redenção, sudeste do Pará. Ao todo, onze policiais militares foram capacitados só este ano, no interior, quatro em Redenção e sete em Altamira, no sudoeste do Estado. Além dessas duas regiões, o treinamento já foi levado a Marabá e Santarém. A meta é capacitar pelo menos 80% do efetivo operacional da Polícia Civil até o fim de 2014.
O treinamento é uma das diretrizes da administração da Polícia Civil do Pará, visando a valorização do servidor e a melhoria da qualidade do profissional da Polícia Civil. A meta é capacitar, em média, a cada mês, 30 policiais civis no treinamento. Até o fim do ano, pelo projeto do curso, serão capacitados 330 policiais civis em operações e investigações policiais. Durante o treinamento, os servidores têm atividades teóricas e práticas, como aulas sobre direitos humanos, relações interpessoais, investigação policial moderna, uso de sistemas operacionais e tiro ao alvo, entre outras.